QUATRO ROSAS: mudanças interpretativas no fraseado de uma valsa-brasileira

Autores

  • Mário Sève UNIRIO / PPGM

Resumo

Resumo: Este artigo procura investigar as mudanças interpretativas no fraseado de um tema instrumental ao receber letra. São analisadas, para isso, quatro versões gravadas da valsa Rosa, de Pixinguinha: 1) a do próprio autor, em 1919; 2) a do cantor Orlando Silva, em 1937, com versos de Otávio de Souza; e as posteriores interpretações instrumentais gravadas 3) por Jacob do Bandolim, em 1959, e 4) pelo cavaquinista Waldyr Azevedo, em 1978. O artigo disserta inicialmente sobre idéias e conceitos das escolas “intuitiva” e “analítica” do fraseado musical – assim definidas por Nancy Toff –, sobre determinadas contextualizações históricas e estilísticas do Choro e da Valsa-brasileira – e especificamente de Rosa –, sobre os sistemas de gravação de época e sobre o papel e relevância de cada intérprete no cenário da música brasileira – a partir de informações em escritos de José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi, Sérgio Cabral e Jairo Severiano, entre outros. Como ferramentas de análise são usadas transcrições, em partituras, e representações gráficas dos áudios das gravações, em software Protools. Em anexo, encontram-se edições escritas das formas instrumental e canção da valsa. São utilizados, no quadro teórico, discussões, exemplos em partituras, diagramas e conceitos – como os de “espaço verbal”, “alturas focais da melodia”, “note grouping”, “métrica-derramada”, “cometricidade e contrametricidade”, “passionalização” etc. – originários de pesquisas de Mário de Andrade, Nikolaus Harnoncourt, Hermann Keller, Julio Bas, Allan F. Moore, Jammes Thurmond, Martha Tupinambá de Ulhôa, Carlos Sandroni, Luiz Tatit, Philip Tagg, entre outros. O artigo apresenta, ainda, 16 exemplos musicais e um quadro esquemático comparativo, representando parâmetros analíticos versus resultados encontrados para as quatro versões gravadas.

Palavras-chave: análise da música popular, fraseado, valsa-brasileira, choro, Pixinguinha

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Publicado

2015-07-26

Como Citar

Sève, M. (2015). QUATRO ROSAS: mudanças interpretativas no fraseado de uma valsa-brasileira. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (14). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/5149

Edição

Seção

Artigos