A naenia no funeral: revisitando o famoso relevo de Amiternum
DOI:
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2022.v7i14.420-437Palavras-chave:
Ritos funerários, naenia, praefica, agentes funerários, revelo de Amiternum.Resumo
Entre as figuras do relevo de Amiternum, há um pequeno grupo de mulheres enlutadas, provavelmente contratadas e ligadas ao lucus dos agentes funerários, os libitinarii. Este artigo perguntará por essas profissionais e pelo significado da canção que elas entoavam no funeral, a naenia, a partir deste documento ímpar sobre um funeral romano. Não há nenhuma fonte que proveja dados seguros sobre a sequência ritual, e apresenta-se aqui uma hipótese de leitura do significado religioso da naenia. Referências literárias alusivas e esparsas, interpretações modernas e a iconografia do relevo são fundamentais para qualquer tentativa de reconstrução do significado da naenia.
Downloads
Referências
Belayche, N. (1995). La neuvaine funéraire ou “la mort impossible à Rome”. In F. Hinard (Org.). La mort au quotidien dans le monde romain. Actes du colloque organisé par l’Université de Paris IV (Paris – Sorbonne 7-9 octobre 1993) (pp. 155-169). Paris: Éditions de Boccard.
Bell, C. (1992). Ritual Theory, Ritual Practice. Oxford: Oxford University Press.
Beltrão, C. (2006). A religião na urbs. In N. M. Mendes & G. V. Silva (Orgs.) Repensando o Império Romano: Perspectiva socioeconômica, política e cultural (pp. 137-159). Rio de Janeiro: Mauad X.
Beltrão, C. (2013). Interpretatio, solo e as interações religiosas no Império Romano. In F. Cerqueira; A. T. Gonçalves & J. L. Brandão (Orgs.). Saberes e Poderes no Mundo Antigo: Estudos ibero-latino-americanos (pp. 185-205). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-0624-8_15.
Beltrão, C. (2020). Imago, imagines: máscara funerária e imagem no vocabulário plautino. In M. M. de Carvalho & L. M. de Omena (Orgs.). Narrativas e Materialidades sobre a Morte nas Antiguidades Oriental, Clássica e Tardia (pp. 137-146). Curitiba: CRV.
Beltrão, C. Monimenta mortuorum: memória e religião em dois monumentos ciceronianos. In P. P. Funari & L. M. de Omena (Orgs.) Práticas funerárias no Mediterrâneo romano (pp. 47-68). Jundiaí: Paco Editorial.
Blasi, M. (2016). Défunts d’excellence. Évolution du prestige et honneurs funèbres publics à Rome entre République et Principat. In R. Baudry & F. Hurlet (Dir.) Le prestige à Rome à la fin de la République et au début du Principat (pp. 119-134). Paris: Éd. de Boccard.
Bodel, J. (1999). Death on Display: Looking at Roman Funerals. In B. Bergmann & C. Kondoleon (Eds.). The Art of Ancient Spectacle (pp. 259-281). New Haven: Yale University Press.
Bodel, J. (2000). Dealing with the Dead: Undertakens, Executioners, and Potter’s Fields in Ancient Rome. In V. Hope & E. Marshall (Eds.). Death and Disease in the Ancient City (pp. 128-151). London: Routledge.
Bodel, J. (2004). The organization of the funerary trade at Puteoli and Cumae. In S. Panciera (a cura di). Libitina e dintorni: Atti dell’ XI Rencontre franco-italienne sur l’épigraphie (Libitina 3) (pp. 149-170). Roma: Quasar
Bustamante, R. M. da C. (2014). Lemuria: apaziguando os mortos malfazejos na Roma antiga. Phoînix, 20 (2), 109-128. https://doi.org/10.14195/1413-5787_20-2_7.
Carandini, A. (1997). La nascita di Roma: Dei, Lari, eroi e uomini all’alba di uma civiltà. Torino: Einaudi.
Coarelli, F. (1988). Il Foro Boario dalle origini alla fine della Repubblica. Roma: Quasar.
Coarelli, F. (1996). Libitina, Lucus. In E. M. Stenby (Ed.). Lexicon Topographicum Urbis Romae (v. 3, pp. 189-190). Roma: Quasar.
Colonna, G. (1996). Roma arcaica, i suoi sepolcreti e le vie per i Colli Albani. In A. Pasqualini, Anna (a cura di). Alba Longa: mito, Storia, archaeologia (pp. 335-350). Roma: Istituto Italiano per la Storia Antica.
De Cazanove, O. (2017). Anatomical votives (and swaddled babies): from Republican Italy to Roman Gaul. In J. Draycott & E.-J. Graham (Eds.). Bodies of Evidence: Ancient Anatomical Votive, Past, Present and Future (pp. 63-76). London: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315096193-4.
Ducos, M. (1995). Le tombeau, locus religiosus. In F. Hinard (Org.). La mort au quotidien dans le monde romain (pp. 135-144). Paris: Éditions de Boccard.
Dumézil, G. (1974). La religion romaine archaïque (2º ed). Paris: Payot.
Ernout, A. & Meillet, A. (2011). Dictionnaire Étymologique de la Langue Latine: Histoire des Mots. Paris: Klincksieck.
Favro, D. & Johanson, C. (2010, march). Funeral Procession in the Roman Forum. Journal of the Society of Architectural Historians, 69 (1), 12-37. https://doi.org/10.1525/jsah.2010.69.1.12.
Feitosa, P. M. (2015). Libitina et libitinarii: o caráter ambíguo da morte na sociedade romana entre os séculos I a.C. e I d.C. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro].
Flaig, E. (2014). Prestige et capital symbolique. Réflexions sur les funérailles aristocratiques dans la Rome républicaine. In F. Hurlet ; I. Rivoal & I. Sidéra (Eds.). Le Prestige: Autour des formes de la différenciation sociale (pp. 197-206). Paris: Éd. De Boccard.
Flower, H. I. (1996). Ancestor Masks and Aristocratic Power in Roman Culture. Oxford: Clarendon Press.
Flower, H. I. (2006). The Art of Forgetting: Disgrace and Oblivion in Roman Political Culture. Chapel Hill: University of North Carolina. https://doi.org/10.5149/9780807877463_flower.
Glare, P. G. W. (Ed.) (1968). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press.
Habinek, T. (2005). The World of Roman Song: From Ritualized Speech to Social Order. London: Johns Hopkins University Press.
Hölkeskamp, K.-J. (2006a). Rituali e cerimonie “alla romana”. Nuove prospettive sulla cultura politica dell’età reppublicana. Studi Storici, 47 (2), 319-363.
Hölkeskamp, K.-J. (2006b). History and Collective Memory in the Middle Republic. In N. Rosenstein & R.
Morstein-Marx (Ed.). Companion to the Roman Republic (pp. 478-495). Malden-MA: The Blackwell Publishing. https://doi.org/10.1002/9780470996980.ch23.
Hölkeskamp, K.-J. (2010). Reconstructing the Roman Republic. An Ancient Political Culture and Modern Research. Princeton: Princeton University Press. https://doi.org/10.1515/9781400834907.
Hölkeskamp, K.-J. (2016). In the Web of (Hi-)Stories: Memoria, Monuments and their Myth-Historical “Interconnetedness” – The case of the equus Tremuli. In K. Galinsky (Ed.). Memory in Ancient Rome and Early Christianity (pp. 169-213). Oxford: Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198744764.003.0007.
Hölkeskamp, K.-J. (2018). Memoria by Multiplication: The Cornelii Scipiones in Monumental Memory. In C. Smith & K. Sandberg. (Ed.). Omnium Annalium Monumenta, Historical Writing and Historical Evidence in Republican Rome (pp. 422-476). Leiden: Brill. https://doi.org/10.1163/9789004355552_019.
Hölkeskamp, K.-J. (2020). Roman Republican Reflections. Studies in Politics, Power and Pageantry. Stuttgart: Franz Steiner Verlag.
Hope, V. M. (2007). Death in Ancient Rome: A Sourcebook. London: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203392485.
Hornblower, S; Spawforth, A. & Eidinow, E. (Eds.). (2012) The Oxford Classical Dictionary (4ª ed.). Oxford: Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acref/9780199545568.001.0001.
Huet, V. & Scheid, J. (2004). Les sacrifices dans le monde romain. Thesaurus cultus et rituum antiquorum, 1, 183-235.
Huet, V. (2019). Images, rituel sacrificiel et pouvoir dans le monde romain. Pallas, 111, 199-225. https://doi.org/10.4000/pallas.18604.
Hughes, J. (2017). Votive Body Parts in Greek and Roman Religion. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781316662403.
Joshel, S.R. (1992). Work, Identity and Legal Status at Rome. Norman: University of Oklahoma Press.
Lindsay, H. (2000). Eating with the Dead: The Roman funerary banquet. In I. Nielsen & H. Sigismund Nielsen. (Eds.). Meals in a Social Context (pp. 67-80). Aarhus: University of Aarhus Press, 2000.
Montanari, E. (2009). Fumosae imagines. Identità e memoria nell’aristocrazia romana. Roma: Bulzoni editore.
Moser, C. & Knust, J. (Ed.). (2017). Ritual Matters: Materials Remains and Ancient Religion. Ann Arbor: University of Michigan Press. https://doi.org/10.3998/mpub.9514628.
North, J. (2015). Roman Funeral Rituals and the Significance of the Naenia. RRE – Religion in the Roman Empire, 1 (1), 114-133. https://doi.org/10.1628/219944615X14234960199830.
Panciera, S. (a cura di) (2004). Libitina e dintorni. Libitina e i luci sepolcrali; le leges libitinariae campane; iura sepulcrorum: vecchie e nuove iscrizioni. Atti dell’XI Recontre franco- italienne sur l’epigraphie (Libitina 3). Roma: Quasar.
Raja, R. & Rüpke, J. (Ed.). (2015). A Companion to the Archaeology of Religion in the Ancient World. Oxford: Wiley Blackwell. https://doi.org/10.1002/9781118886809.
Rapapport, R. (1999). Ritual and Religion in the Making of Humanity. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511814686.
Rey, S. (2020). Cris et ululements. Les pleurs romains dans leur dimension sonore. Mètis, 18, 197-220. https://doi.org/10.4000/books.editionsehess.30062.
Richlin, A. (2014). Arguments with Silence: Writing the History of Roman Women. Ann Arbor: University of Michigan Press. https://doi.org/10.3998/mpub.5317534.
Ryberg, I. S. (1955). Rites of the State Religion in Roman Art. Rome: American Academy in Rome. https://doi.org/10.2307/4238633.
Scheid, J. (1984). Contraria facere: renversements et déplacements dans les rites funéraires. Annali. Sezione di archeologia e storia antica, 6, 177-139.
Scheid, J. (2011). Quand faire c’est croire. Les rites sacrificiels des Romains. Paris: Aubier.
Scheid, J. (Ed.). (2008). Pour une archéologie du rite. Nouvelles perspectives de l’archéologie funéraire. Rome: École Française de Rome.
Taussig, M. (1993). Mimesis and Alterity: A Particular History of the Senses. New York: Routledge.
Toynbee, J. (1996). Death and Burial in the Roman World. Baltimore: Johns Hopkins University Press.
Treggiari, S. (1998). Home and Forum: Cicero between ‘Public’ and ‘Private’. Transactions of the American Philological Association, 128, 14-22. https://doi.org/10.2307/284406.
Wissowa, G. (2012). Religion und Kultus der Römer (2ª ed.) München: C. H. Beck.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC BY 4.0