Imagens contrastantes da morte nos Carmina de Horácio

Autores

  • Cláudia Beltrão Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Av. Pasteur, 458, sala 17, Urca Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2017.v2i4.305-318

Resumo

A morte é um tema central nos Carmina de Horácio. Esses cantos, ao lidarem com a transcendência, esconjuram a ameaça da morte. Imagens contrastantes da morte e do destino dos seres humanos surgem na lírica político-religiosa do poeta, partindo da dissolução do indivíduo na sombra e no pó à celebração post mortem daqueles que merecem ser cantados, como Cleópatra, o divino Augusto e o próprio Horácio.

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Biografia do Autor

Cláudia Beltrão, Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Av. Pasteur, 458, sala 17, Urca Rio de Janeiro, RJ

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora de História Antiga na UNIRIO. Atua no ensino e na pesquisa da vida intelectual e política na República romana tardia e, especialmente, no estudo sistemático da religião romana. É membra do Núcleo de Estudos e Referênciasda Antiguidadeedo Medievo(NERO-UNIRIO), do Núcleode Representaçõese Imagens da Antiguidade (NEREIDA-UFF) e da UMR 8210 (Unidade Mista de Pesquisa) em Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques (Anhima - Paris). Visitor Fellow na School of History, Classics and Archaeology da Newcastle University, UK.

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Publicado

2019-02-25

Como Citar

Beltrão, C. (2019). Imagens contrastantes da morte nos Carmina de Horácio. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 2(4), 305–318. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2017.v2i4.305-318