Editorial Dossiê nº 17

Autores

  • Manoel Alberto Morales Damian Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo – Hidalgo, México

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2024.v9n17.e13006

Palavras-chave:

Patrimônio, Morte, Dossiê 17

Resumo

Os cemitérios são um lugar de morte e ao mesmo tempo um testemunho de vida. Um túmulo, uma laje, alguns bancos, uma inscrição são apenas vestígios de uma experiência vivida, de uma forma de saborear e vivenciar a beleza ou a dor, de um contexto social e político, de uma história... Neste número da Revista M. o dossiê gira justamente em torno de como os cemitérios expressam a identidade social, artística, cultural e, portanto, constituem um patrimônio que precisa ser estudado, divulgado e preservado. Fabiana Comerlato, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Fernanda Kieling Pedrazzi,  ligada ao Mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, coordenam o dossiê que claramente faz parte dos estudos cemiteriais.

Este número inclui ainda três Artigos Livres, que se unem pela temática do impacto que uma epidemia pode ter nas práticas rituais e no tratamento da morte em diferentes contextos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Alberto Morales Damian, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo – Hidalgo, México

Doutor em Estudos Mesoamericanos pela Universidade Nacional Autônoma do México. Professor Pesquisador da Área Acadêmica de História e Antropologia da Universidade Autônoma do Estado de Hidalgo (UAEH). Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México. Presidente em exercício do Conselho Editorial da Universidade (UAEH). CV: Manuel Alberto Morales Damián (uaeh.edu.mx)

Referências

.

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Morales Damian, M. A. . (2024). Editorial Dossiê nº 17. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 9(17). https://doi.org/10.9789/2525-3050.2024.v9n17.e13006