EDITORIAL v. 11, n. 21, jan./jun. 2026
DOI :
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2026.v11n21.e14579Mots-clés :
Covid-19, Pandemia, Morte, Luto, CuidadosRésumé
A passagem da pandemia covid-19 levou diferentes sociedades a se depararem com ideias acerca da mortalidade, com as desigualdades dessa experiência e com os efeitos, naturais e políticos, diante das tantas mortes acumuladas dia a dia. Quem experienciou perdas de familiares e amigos próximos, enfrentou de diferentes formas o estado de luto. Mesmo com o início da aplicação da primeira vacina contra a covid no Brasil e em diversos outros países, o número diário de mortos continuou a assustar. É nesse caminho que o Dossiê deste número se insere: por meio de análises de vivências individuais ou coletivas a respeito das práticas e dos (des)cuidados diante da morte e do luto pandêmico, o conjunto de artigos pode contribuir para pensar esse “legado”. O “luto” foi o conceito mais abordado nesse número, seja a partir de uma dimensão psicossocial, como resposta psicológica à morte ou à perda (Kauffman, 2004, p. 321), seja na dimensão da experiência e do ritual construídos culturalmente e situados no tempo, no espaço e em marcações interseccionais. Compreendido como construção do esquecimento ou como busca pela agência dos mortos na promoção de ações humanas (Despret, 2023, p. 17), o luto ganhou contornos políticos peculiares durante e após a pandemia, como demonstram os textos dessa edição. Fica o convite à reflexão sobre as distintas experiências de luto e as possibilidades e desafios de (re)construção de seus significados.
Téléchargements
Références
Despret, V. (2023). Um brinde aos mortos: histórias daqueles que ficam. N-1 Edições. (Trabalho original publicado em 2015).
Kauffman, J. (2004). Luto. In G. Howarth, & O. Leaman (Coords.). Enciclopédia da morte e da arte de morrer. Quimera Editores, p. 321-323.
Kellehear, A. (2016). Uma história social do morrer (L. A. O. Araújo, Trad.). Editora Unesp. (Trabalho original publicado em 2007).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Licença Creative Commons CC BY 4.0













