Apresentação do Dossiê nº 20: Morte e não-morte: o governo dos não-mortos e o trânsito entre o mundo dos vivos e dos mortos
DOI:
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2025.v10n20.e14067Palabras clave:
Morte, Não-morte, Não-mortos;, MOrtos-vivos, Fantasmas, AssombraçõesResumen
A questão das fronteiras do mundo dos vivos e dos mortos povoa os imaginários e as dinâmicas coletivas em várias partes do mundo. Através do tempo, diferentes tradições e narrativas abordam o trânsito entre mundos nas suas mais diversas dinâmicas e englobam uma infinidade de seres que orbitam ou transgridem tais limites, sejam os encantados, as entidades espirituais, os corpos secos, as assombrações, as almas penadas, as mavkas, os xipocos, os changelings, as matumbolas ou maiombolas, os revenants, os zumbis, entre outros. Tais intercâmbios se efetuam por diferentes motivos, sob diferentes circunstâncias, como para revelar algo que deveria ter permanecido oculto ou devido à não obediência a preceitos religiosos e à não realização dos ritos fúnebres. A questão é que as experiências trocadas entre o nosso mundo e o além, e em sentido contrário, movimentam as sensibilidades humanas e nos colocam diante de paradigmas a serem discutidos e problematizados.
A fim de refletir sobre as fronteiras do mundo dos vivos e dos mortos e sobre a liminaridade da não-morte, o presente dossiê reúne artigos dedicados às possibilidades de trânsitos, contatos e governos entre esses mundos e aquilo que existe em seu ínterim. Para tanto, pretende-se entender a morte, o morrer e o não morrer numa perspectiva ampla, interdisciplinar e transversal; e nas suas diversas possibilidades de diálogo conceitual e metodológico.
Descargas
Citas
Cohen, S. Zombie. In: J. A. Weinstock (org.). (2014). The Ashgate Encyclopedia of Literary and Cinematic Monsters. Ashgate Publishing.
Derrida, J. (1993). Spectres de Marx.Paris: Galileé.
Felinto, E. (2008). A imagem espectral: comunicação, cinema e fantasmagoria tecnológica. Cotia, SP: Ateliê Editorial.
Fisher, M. (2012). What is Hauntology. Film Quarterly, 66(1), 16-24.
Mbembe, A. (2018). Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. N-1 Edições.
Patterson, O. (1982). Slavery and Social Death: a comparative study. Harvard University Press.
Reis Filho, L.; Rodrigues, C. & Santos, C. J. (2022). Assombrações, catolicismo e “não morte” nas narrativas do “Corpo Seco”. Revista Brasileira de História das Religiões, 14(42), 29-68.
Wilderson, F. B. (2020). Afropessimism. W. W. Norton & Company.
Williams, J. (2004). Vodu: fenômenos psíquicos da Jamaica. Madras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licença Creative Commons CC BY 4.0













