A morte nos filmes soviéticos e russos sobre a Segunda Guerra

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DOI :

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2023.v8n16.e11879

Mots-clés :

Monumento, Cinema, Segunda Guerra, URSS

Résumé

A frequência e as diversas representações da morte no cinema soviético e russo sobre a Segunda Guerra foram modificadas ao longo do tempo. A cine-história cinematográfica de Marc Ferro permite identificar as tensões que as alimentaram: diferentes grupos políticos, memórias sociais e conjunturas históricas produziram na URSS obras monumentalizadoras e desmonumentalizadoras (parciais ou totais) sobre o significado da morte. Após seu fim, essa tensão foi mantida pelas fontes de financiamento internas ou externas. Foram selecionados 54 filmes bélicos produzidos entre 1945 e 2019 (32 soviéticos, 22 russos, inclusive refilmagens) considerados de interesse, pela maneira de expressão de tais variações e periodicidade.

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Biographie de l'auteur

Moises Franciscon, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Paraná, Brasil

A frequência e as diversas representações da morte no cinema soviético e russo sobre a Segunda Guerra foram modificadas ao longo do tempo. A cine-história cinematográfica de Marc Ferro permite identificar as tensões que as alimentaram: diferentes grupos políticos, memórias sociais e conjunturas históricas produziram na URSS obras monumentalizadoras e desmonumentalizadoras (parciais ou totais) sobre o significado da morte. Após seu fim, essa tensão foi mantida pelas fontes de financiamento internas ou externas. Foram selecionados 54 filmes bélicos produzidos entre 1945 e 2019 (32 soviéticos, 22 russos, inclusive refilmagens) considerados de interesse, pela maneira de expressão de tais variações e periodicidade.

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Publiée

2023-07-01

Comment citer

Franciscon, M. (2023). A morte nos filmes soviéticos e russos sobre a Segunda Guerra. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 8(16). https://doi.org/10.9789/2525-3050.2023.v8n16.e11879