Editorial: v. 10, n. 19, 2025 (jan.-jun., 2025)

Auteurs

  • Manuel Alberto Morales Damián Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo – Hidalgo, México

DOI :

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2026.v10n19.e13680

Mots-clés :

Editorial, Imaginários da morte, Meios de comunicação

Résumé

O mundo contraditório e às vezes caótico das crenças de nosso tempo e a variedade de testemunhos visuais podem ser encontrados no dossiê apresentado nesta 19ª edição da Revista M., sobre o tema Imaginários da morte na mídia, organizado por Isuki Sarahi Castelli Olvera, professora pesquisadora da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, no México. O dossiê é composto por quatro artigos em espanhol e um em português.

Depois de ler o dossiê, podemos ver que o mundo contemporâneo nos oferece novas formas de abordar o fenômeno da morte. A sociedade reinterpreta as crenças tradicionais levando em conta as experiências produzidas pelas novas tecnologias ou geradas pela globalização, o que dá origem ao intercâmbio de ideias de diferentes tradições religiosas, como a transcomunicação instrumental ou o culto à Santa Muerte. O dossiê também mostra que os pesquisadores do fenômeno da morte têm à sua disposição uma grande variedade de testemunhos para pesquisa que têm sido pouco tratados: fotografia, cinema ou quadrinhos, por exemplo.

Esta edição também inclui três artigos livres, além de um ensaio e uma resenha.

Nesta edição, História, Antropologia, Psicologia e Semiótica se reúnem mais uma vez para abordar nosso tema principal - a morte - sob diferentes ângulos, épocas e espaços geográficos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Manuel Alberto Morales Damián, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo – Hidalgo, México

Doutor em Estudos Mesoamericanos pela Universidad Nacional Autónoma de México. Professor investigador da Área Acadêmica de História e Antropologia da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (UAEH). Membro do Sistema Nacional de Investigadores e Investigadoras de México. Presidente do Conselho Editorial da UAEH. CV: Manuel Alberto Morales Damián (uaeh.edu.mx)

Références

Ginzburg, C. (2008). Indicios. Raíces de un paradigma de inferencias indiciales. Mitos, emblemas, indicios. Morfología e historia. Gedisa.

Goffman, E. (1959). La presentación de la persona en la vida cotidiana. Amorrortu editores.

Plantinga, C. R. (2014). Retórica y representación en el cine de no ficción. Universidad Nacional Autónoma de México.

Vázquez Valdés, V. (2020). Miradas fotográficas de los totonacos: una aplicación de la antropología visual. Ichan Tecólotl, 32(342). https://ichan.ciesas.edu.mx/miradas-fotograficas-de-los-totonacos-una-aplicacion-de-la-antropologia-visual/

Publiée

2024-12-24

Comment citer

Morales Damián, M. A. . (2024). Editorial: v. 10, n. 19, 2025 (jan.-jun., 2025) . Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 10(19). https://doi.org/10.9789/2525-3050.2026.v10n19.e13680