O FEMININO EM TONS DE CIANO: UMA OFICINA DE REVELAÇÃO EM CIANOTIPIA

Autores

  • Izabel Lemos Universidade Federal de Pernambuco
  • Daniela Bracchi Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

cianotipia; feminino; fotografia; narrativas visuais; processos históricos de revelação.

Resumo

Este relato de experiência se debruça sobre uma oficina de cianotipia cujo objetivo foi resgatar a técnica alternativa de revelação fotográfica através da cianotipia, de maneira que a técnica fosse entrelaçada com sua aplicação dentro da temática do feminino. A busca foi por relacionar de modo poético a temática utilizada com a técnica de revelação, de modo a construir uma cooperação crítica e estética entre esses dois âmbitos. O projeto teve foco no público feminino da comunidade acadêmica, pessoas que eram artistas, interessadas por fotografia e técnicas alternativas de revelação. O projeto foi realizado por meio de método teórico e prático, intercalando explanação teórica com experimentação e exercícios, para que houvesse uma melhor compreensão e as participantes pudessem aplicar o que foi ensinado, em suas produções. Todo o projeto ocorreu na cidade de Caruaru - PE, durante o período de seis meses, contando desde a sua preparação, organização, execução e ação para promover os resultados. Além disso, houve a parceria com o Laboratório de Fotografia do Agreste (Fotolab), local onde foi realizada a oficina. O projeto contemplou ao final uma exposição aberta ao público, que teve a intenção de mostrar o resultado do que foi produzido ao longo da oficina e provocar os espectadores acerca da temática abordada nas produções. O projeto teve, ainda, o apoio da Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (BICC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProExc) da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Lemos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em DesignnaUniversidade Federal de Pernambuco.Projeto de pesquisa: Narrativas visuais.

Daniela Bracchi, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Núcleo de Design e Comunicação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Lemos, I., & Bracchi, D. (2024). O FEMININO EM TONS DE CIANO: UMA OFICINA DE REVELAÇÃO EM CIANOTIPIA. Humanidades Em Revista, 6(1), 122–138. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/13233

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA