O FEMININO EM TONS DE CIANO: UMA OFICINA DE REVELAÇÃO EM CIANOTIPIA
Palabras clave:
cianotipia; feminino; fotografia; narrativas visuais; processos históricos de revelação.Resumen
Este relato de experiência se debruça sobre uma oficina de cianotipia cujo objetivo foi resgatar a técnica alternativa de revelação fotográfica através da cianotipia, de maneira que a técnica fosse entrelaçada com sua aplicação dentro da temática do feminino. A busca foi por relacionar de modo poético a temática utilizada com a técnica de revelação, de modo a construir uma cooperação crítica e estética entre esses dois âmbitos. O projeto teve foco no público feminino da comunidade acadêmica, pessoas que eram artistas, interessadas por fotografia e técnicas alternativas de revelação. O projeto foi realizado por meio de método teórico e prático, intercalando explanação teórica com experimentação e exercícios, para que houvesse uma melhor compreensão e as participantes pudessem aplicar o que foi ensinado, em suas produções. Todo o projeto ocorreu na cidade de Caruaru - PE, durante o período de seis meses, contando desde a sua preparação, organização, execução e ação para promover os resultados. Além disso, houve a parceria com o Laboratório de Fotografia do Agreste (Fotolab), local onde foi realizada a oficina. O projeto contemplou ao final uma exposição aberta ao público, que teve a intenção de mostrar o resultado do que foi produzido ao longo da oficina e provocar os espectadores acerca da temática abordada nas produções. O projeto teve, ainda, o apoio da Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (BICC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProExc) da Universidade Federal de Pernambuco.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Izabel Lemos, Daniela Bracchi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.