O FEMININO EM TONS DE CIANO: UMA OFICINA DE REVELAÇÃO EM CIANOTIPIA
Parole chiave:
cianotipia; feminino; fotografia; narrativas visuais; processos históricos de revelação.Abstract
Este relato de experiência se debruça sobre uma oficina de cianotipia cujo objetivo foi resgatar a técnica alternativa de revelação fotográfica através da cianotipia, de maneira que a técnica fosse entrelaçada com sua aplicação dentro da temática do feminino. A busca foi por relacionar de modo poético a temática utilizada com a técnica de revelação, de modo a construir uma cooperação crítica e estética entre esses dois âmbitos. O projeto teve foco no público feminino da comunidade acadêmica, pessoas que eram artistas, interessadas por fotografia e técnicas alternativas de revelação. O projeto foi realizado por meio de método teórico e prático, intercalando explanação teórica com experimentação e exercícios, para que houvesse uma melhor compreensão e as participantes pudessem aplicar o que foi ensinado, em suas produções. Todo o projeto ocorreu na cidade de Caruaru - PE, durante o período de seis meses, contando desde a sua preparação, organização, execução e ação para promover os resultados. Além disso, houve a parceria com o Laboratório de Fotografia do Agreste (Fotolab), local onde foi realizada a oficina. O projeto contemplou ao final uma exposição aberta ao público, que teve a intenção de mostrar o resultado do que foi produzido ao longo da oficina e provocar os espectadores acerca da temática abordada nas produções. O projeto teve, ainda, o apoio da Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (BICC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProExc) da Universidade Federal de Pernambuco.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Izabel Lemos, Daniela Bracchi
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.