DEUX CANAUX SANS NOM
PALAVRA, SUJEITO E OBJETO EM PRIMEIRO AMOR, DE SAMUEL BECKETT
Palavras-chave:
Sujeito, Literatura, História, FicçãoResumo
O presente texto busca descrever de que forma a relação do narrador/personagem com a palavra e o ato de nomear, na novela Primeiro Amor, de Samuel Beckett, põem em evidência uma crise do próprio ato, e portanto uma crise da palavra como instrumento de apreensão do mundo. Partindo da discussão de Bruno Clément sobre a mudança do estatuto da palavra em Beckett, e de algumas noções acerca de especificidades da retórica beckettiana, faremos uma análise crítica de trechos chave da novela, ao final descrevendo como o estranhamento do mundo se torna um estranhamento da palavra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Peleias Gahiosk
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.