A CIDADE NEOLIBERAL E OS EFEITOS OCASIONADOS PELO “AIRBNB” NA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO
O PROBLEMA DA TURISTIFICAÇÃO
Parole chiave:
Cidade neoliberal, Airbnb, Gentrificação, TurismoAbstract
O presente trabalho tem o objetivo de trazer reflexões sobre a forma de atuar do Airbnb que, embora tenha sua origem fundada na economia do compartilhamento, pode ocasionar o agravamento de problemas na cidade neoliberal. A conversão do espaço em um espetáculo, no qual tudo está direcionado ao consumo, passa a ser um elemento crucial na estratégia de comercialização das cidades. Aproveitando essa dinâmica, ao estimular a renovação urbana, a cidade neoliberal fomenta o turismo, o que abre espaço para o Airbnb operar no território, exercendo o domínio do capital sobre aqueles que carecem de recursos materiais. Esse contexto se mostra propício para a referida plataforma continuar a acentuar a tendência da "turistificação", seja por meio do impacto nos preços de aluguel, da transformação de bairros, do deslocamento de pessoas das moradias ou da diminuição da oferta de propriedades para locação. Trata-se de pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, feita a partir do método indutivo e com pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos de coleta de dados.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AIRBNB. News. 2022. Disponível em: https://news.airbnb.com/br/numero-de-novos-anfitrioes-cresce-50-no-2o-trimestre-de-2022-no-brasil/. Acesso em: 06 jun. 2023.
AIRBNB. News. 2021. Disponível em: https://news.airbnb.com/br/locacao-via-airbnb-possibilita-renda-de-us-600-milhoes-a-mulheres-do-mundo/. Acesso em: 06 jun. 2023.
AIRBNB. Sobre nós. 2021. Disponível em: https://news.airbnb.com/br/about-us/. Acesso em: 16 jun. 2023.
ARREORTÚA, Luis Alberto Salinas. Transformaciones urbanas en el contexto neoliberal. La Colonia Condesa em Ciudad de México: havia um proceso de gentrificación. Cuaderno de Investigación Urbanística. Año VII, n. 93, mar.-abr. 2014, p. 02-74.
CAUTI, Carlo. Airbnb (AIRB34) tem maior lucro da história no segundo trimestre de 2022. ago. 2022. Disponível em: https://exame.com/invest/mercados/airbnb-airb34-lucro-historia-2022/ Acesso em: 10 jun. 2023.
CÓCOLA-GANT, A. Tourism and commercial gentrification. 2015. Disponível em: https://exame.com/invest/mercados/airbnb-airb34-lucro-historia-2022/ Acesso em: 10 jun. 2023.
GARCÍA, Javier Gil; MORAES, Francisco José Fernández-Trujillo. Mecanismos y dinámicas del trabajo en las plataformas digitales: los casos de Airbnb y de las plataformas de reparto. Revista de Metodología de Ciencias Sociales. n. 52, sep.-dic./2021, p. 175-198.
GARCÍA, Javier Gil. Turistificación, rentas inmobiliarias y acumulación de capital a través de Airbnb: El caso de Valencia. Cuadernos Geográficos. 60(1). 2020 p. 95–117.
HARTMANS, A. Airbnb now has more listings worldwide than the top five hotel brands combined. 10 ago. 2017. Disponível em: https://www.businessinsider.com/airbnb-total-worldwide-listings-2017-8. Acesso em: 16 jun. 2023.
MARQUINA, Daniel Tomás. El derecho a la ciudad. Transformaciones y resistencias en la ciudad neoliberal. III Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales. Editorial Universitat Politècnica de València. 2017, p. 898-906. Disponível em: http://hdl.handle.net/10251/107094. Acesso em: 07 jun. 2023.
MOLINA, Neus. Turistificació cultural: les ciutats aparador. 2017. Disponível em: https://www.publico.es/public/turisme-massiu-turistificacio-turistificacio-cultural-les-ciutats-aparador.html. Acesso em: 07 jul. 2023.
MENDES, Luís. Gentrificação turística em Lisboa: neoliberalismo, financeirização e urbanismo austeritário em tempos de pós-crise capitalista 2008-2009. Cadernos Metrópole. V. 19, n. 39, mai.-ago. 2017, p. 479-512.
MIRÓ, Sónia Vives. La construcción de la oligarquía inmobiliario-financiera en la ciudad neoliberal. el caso de Palma (Mallorca). Urbanismo expansivo de la utopía a la realidade. XXII Congreso de Geógrafos Españoles. Universidad de Alicante, 2011, p. 803-814.
NERI, Raul Anthony Olmedo. La gentrificación turística de Airbnb: análisis socioespacial de dos monumentos em la Ciudad de México. Persona&sociedad. Vol. XXXIV, n. 1 ene.- jun. 2020, p. 45-70.
REQUENA, Pilar Monreal. Estigmatización de un asentamiento informal y especulación urbana. Revista para el diálogo intercultural. vol. 16, n. 2, 2014.
SANCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades para um mercado mundial. 2. ed. Chapeco/SC: Argos, 2010.
VAINER, CARLOS B. Pátria, Empresa e Mercadoria. Notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico urbano. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3870371/mod_resource/content/1/Vainer%20%20cidade%20mercadoria.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Licença Creative Commons do tipo "atribuição - uso não-comercial", BY-NC. Com permissão para copiar, distribuir, exibir, executar, bem como criar obras derivadas, vedada a finalidade comercial, sob a condição de dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.