GRAVAÇÃO DE TOMADAS GUIA

HIPÓTESES SOBRE PERMANÊNCIA

Autores

  • Kezo Nogueira Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Tomada guia, Umwelt, Intersubjetividade

Resumo

O presente artigo versa sobre práticas de gravação musical em estúdios, tendo em vista a relação entre as tomadas (takes) guia e o conceito de Umwelt, com contribuições teóricas de Jakob von Uexküll e a noção de intersubjetividade citada por Philip Tagg. Mais especificamente, uma discussão sobre a questão do processo de integração e permanência das guias nos processos de gravação multipista acontecerá neste artigo. Assim, podemos concluir como as guias transitam nos gestos criadores, ressoando sistemicamente na cadeia de produção musical.

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Biografia do Autor

Kezo Nogueira, Universidade de São Paulo - USP

Kezo Nogueira é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da USP, na área de Música Popular.

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Publicado

2023-03-17

Como Citar

Nogueira, K. (2023). GRAVAÇÃO DE TOMADAS GUIA: HIPÓTESES SOBRE PERMANÊNCIA. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(1), 47–58. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12602