GRAVAÇÃO DE TOMADAS GUIA

HIPÓTESES SOBRE PERMANÊNCIA

Autores/as

  • Kezo Nogueira Universidade de São Paulo - USP

Palabras clave:

Tomada guia, Umwelt, Intersubjetividade

Resumen

O presente artigo versa sobre práticas de gravação musical em estúdios, tendo em vista a relação entre as tomadas (takes) guia e o conceito de Umwelt, com contribuições teóricas de Jakob von Uexküll e a noção de intersubjetividade citada por Philip Tagg. Mais especificamente, uma discussão sobre a questão do processo de integração e permanência das guias nos processos de gravação multipista acontecerá neste artigo. Assim, podemos concluir como as guias transitam nos gestos criadores, ressoando sistemicamente na cadeia de produção musical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kezo Nogueira, Universidade de São Paulo - USP

Kezo Nogueira é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da USP, na área de Música Popular.

Publicado

2023-03-17

Cómo citar

Nogueira, K. (2023). GRAVAÇÃO DE TOMADAS GUIA: HIPÓTESES SOBRE PERMANÊNCIA. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(1), 47–58. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12602