REPERTÓRIO PORTUGUÊS PARA PIANO SOLO COM TÉCNICAS ESTENDIDAS

PEÇAS DIDÁTICAS PARA OS NÍVEIS ELEMENTAR E INTERMEDIÁRIO

Autores

  • Gisele de Oliveira Mota Universidade de Brasília

Palavras-chave:

pedagogia do piano, pedagogia da performance, música contemporânea, técnica pianística, técnicas estendidas.

Resumo

No século XX, o piano foi um dos principais instrumentos para experimentos de novas técnicas e sonoridades. Mesmo constatando que técnicas expandidas são utilizadas na música portuguesa para piano há mais de 60 anos, a falta de repertório do século XXI em recitais, concertos e currículos de/para piano revela um desafio técnico e estético para docentes, intérpretes e estudantes do instrumento. A partir da classificação de progressividade (Vaes, 2009) e da utilização pedagógica das técnicas expandidas ao piano (Tsanko, 2020) em junção à classificação de progressividade de repertório canônico de nível elementar e intermediário (Zorzetti, 2010 e Uzler, 1991), esse artigo apresenta cinco peças para piano para os níveis iniciante e intermediário, de compositores e compositoras portuguesas que utilizam técnicas expandidas. Objetiva-se, desse modo, trazer à luz algumas obras que podem promover a familiaridade com essas diferenciadas técnicas pianísticas já nos primeiros anos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gisele de Oliveira Mota, Universidade de Brasília

Doutora em Colaboração Pianística e Música de Câmara pela Florida State University (EUA) e pós-doutora em música contemporânea pela  Universidade Nova de Lisboa - Portugal, já tocou com instrumentistas e cantores dos EUA, Hungria, Áustria, Coreia, França, Porto Rico, atuou em óperas no Brasil e nos Estados Unidos, em coros e em peças de teatro. Faz parte do Duo Calliandra com a soprano Janette Dornellas apresentando canções de câmara de compositoras brasileiras, repertório coletado através de contínua pesquisa acadêmica. Além da carreira de pianista colaboradora, apresenta-se em recitais solo no Brasil e mais, recentemente, em turnê pela Europa.  Em 2014 lançou o CD “Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno” com o tenor André Vidal.  Desde 2016 é professora de piano, música de câmara e de piano colaborativo da Universidade de Brasília. Faz parte do Grupo de Pesquisas “Acervo de partituras de Hermelindo Castello Banco (APHECAB)” com foco em compositoras brasileiras. Coordena o Laboratório de Pesquisas Pianísticas (LPP), onde tem desenvolvido estudos sobre a inter-relação entre poesia e música, entre análise e performance musical e, atualmente, tem como seu principal tópico de pesquisa o repertório para piano e música de câmara com piano de compositoras brasileiras. É fundadora e presidente da Associação Brasileira de Piano Colaborativo (ABPC). Orcid: 0000-0001-5746-0524

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Publicado

2024-12-08 — Atualizado em 2025-01-12

Versões

Como Citar

de Oliveira Mota, G. (2025). REPERTÓRIO PORTUGUÊS PARA PIANO SOLO COM TÉCNICAS ESTENDIDAS: PEÇAS DIDÁTICAS PARA OS NÍVEIS ELEMENTAR E INTERMEDIÁRIO. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 28, e282409. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13170 (Original work published 8º de dezembro de 2024)

Edição

Seção

Artigos