REPERTÓRIO PORTUGUÊS PARA PIANO SOLO COM TÉCNICAS ESTENDIDAS
PEÇAS DIDÁTICAS PARA OS NÍVEIS ELEMENTAR E INTERMEDIÁRIO
Palavras-chave:
pedagogia do piano, pedagogia da performance, música contemporânea, técnica pianística, técnicas estendidas.Resumo
No século XX, o piano foi um dos principais instrumentos para experimentos de novas técnicas e sonoridades. Mesmo constatando que técnicas expandidas são utilizadas na música portuguesa para piano há mais de 60 anos, a falta de repertório do século XXI em recitais, concertos e currículos de/para piano revela um desafio técnico e estético para docentes, intérpretes e estudantes do instrumento. A partir da classificação de progressividade (Vaes, 2009) e da utilização pedagógica das técnicas expandidas ao piano (Tsanko, 2020) em junção à classificação de progressividade de repertório canônico de nível elementar e intermediário (Zorzetti, 2010 e Uzler, 1991), esse artigo apresenta cinco peças para piano para os níveis iniciante e intermediário, de compositores e compositoras portuguesas que utilizam técnicas expandidas. Objetiva-se, desse modo, trazer à luz algumas obras que podem promover a familiaridade com essas diferenciadas técnicas pianísticas já nos primeiros anos de aprendizagem.
Downloads
Referências
AKBULUT, Şirin. (2010). The use of extended piano techniques at conservatories in Turkey. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2(2), pp. 3080-3087.
CARDASSI, L. O Piano do Desassossego: Técnicas Estendidas na Música de
Felipe Almeida Ribeiro. Musica Hodie, v.11 n.2, 2011.
DELTRÉGIA, Claudia Fernanda. O uso da música contemporânea na iniciação ao Piano. 1999. 499f. Dissertação (Mestrado em Artes – Música) – Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 1999.
DALDEGAN, Valentina. Técnicas estendidas e música contemporânea no ensino de flauta transversal para crianças iniciantes. Curitiba: DeArtes, 2009.
DALDEGAN, Valentina e DOTTORI, Maurício V. Técnicas Estendidas e Música Contemporânea no Ensino de Instrumento para Crianças Iniciantes. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 11, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/mh.v11i2.21815. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/21815 . Acesso em: 8 ago. 2023.
FERNANDES, Maria Francisca Navarro C. G. Música contemporânea como estratégia de motivação no ensino de piano. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2012.
FERNANDES, Maria. João Correia. A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos (Dissertação de Mestrado). ESMAE, Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/8785
HUDICEK, Laurie Marie. Off key: A comprehensive guide to unconventional piano techniques. D.M.A. dissertation, University of Maryland, College Park, 2002.
ISHII, R. The Development of Extended Piano Techniques in Twentieth-Century American Music. Florida: Florida State University College of Music. Tallahassee, Florida, EUA, 2005.
MARK, L. M. Contemporary Music Education. New York: Schirmer Books, 1996.
PROULX, J.-F. (2009). A Pedagogical Guide to Extended Piano Techniques. Filadélfia: Temple University. Obtido de https://digital.library.temple.edu/digital/search/collection/p245801coll10/searcht erm/Proulx/field/creato/mode/any/conn/and/order/creato/ad/asc/cosuppress/1
THOMPSON, Ellen. Teaching and Understanding Contemporary Piano Music. San Diego, USA: Kjos West, 1976.
TSANKO, Vasil. O uso das técnicas expandidas no inicio da aprendizagem de um instrumento: o caso particular do piano. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2020.
VAES, Luk. Extended Piano Techniques in Theory, History and Performance Practice. Leiden: Leiden University, 2009.
RIBEIRO, Raquel. Liberato. As técnicas estendidas no ensino do piano (Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17875
Partituras:
FERREIRA, João. Aldeia de Pianópolis (1985). Obra não publicada
BASTOS, Paulo. 10 Peças infantis para piano (1967). Ed. Ava Editions, 2012.
NEVES, João Gonçalo. Histórias musicais do Joãozinho, op. 19 (2011). Obra não publicada.
LIMA, Cândido. Caderno de invenções: sons para descobrir, títulos para inventar - Piano B (2006-2011). Editora Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa (mic.pt), 2013.
MARTINS, Maria de Lourdes. “Catch I”. In: Compositores portugueses: repertório para pianistas - Volume III. Editores: Bruno Berthoise e João Pedro Mendes dos Santos. Ava Editions, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.