O choro no estilo sambado:padrões rítmicos e fraseado musical
Abstract
17
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar e explicar as transformações rítmicas no fraseado do choro ocorridas com o aparecimento de um novo estilo do samba fixado em registros fonográficos a partir dos anos 1930. O texto em questão parte de um recorte de minha dissertação Fraseado do choro: uma análise de estilo por padrões de recorrência, que organizei, expandi e adaptei em função do objetivo do artigo. As seções 1 e 2 apresentam o surgimento e as características desse novo estilo do samba e suas influencias nas práticas do choro. A seção 3 aborda conceitos para a análise rítmica de ambos os gêneros. A seção 4 analisa fraseados de choros no estilo sambado, a partir de fragmentos de peças de seu repertório. No quadro teórico encontram-se estudos de musicólogos, etnomusicólogos, historiadores e biógrafos como Carlos Sandroni, Kazadi wa Mukuna, Gerhard Kubik, Pedro Aragão, Baptista Siqueira, Mário de Andrade, Henrique Cazes, José Ramos Tinhorão e Sérgio Cabral, entre outros. Supostamente, tais transformações se deram em consequência do papel mediador dos chorões nas gravações do novo estilo de samba.
Palavras-chave: Choro. Samba. Choro-sambado. Padrões rítmicos. Fraseado
Choro in samba style: rhythmic patterns and musical phrasing
Abstract: This article aims to investigate and explain the rhythmic changes in the choro phrasing with the appearance of a new samba style recorded from the years 1930. This text is a little part of my thesis Choro phrasing: a style analysis by patterns of recurrence, that I organized, expanded and adapted for the purposes of the article. The sections 1 and 2 show the emergence of this new samba style and their influence on the choro music. The section 3 shows concepts for the rhythm analysis of the both genres. The section 4 analyzes choros in the samba style, from parts of fragments of his repertoire. In the theoretical framework are studies by musicologists, ethnomusicologists, historians and biographers like Carlos Sandroni, Kazadi wa Mukuna, Gerhard Kubik, Pedro Aragon, Baptista Siqueira, Mário de Andrade, Henrique Cazes, José Ramos Tinhorão and Sérgio Cabral, among others. Supposedly, such transformations occurred as a result of the role of choro musicians in the recordings of the new samba style.
Keywords: Choro. Samba. Choro-sambado. Rhythmic patterns. Phrasing.