Música e emoção: um estudo com alunos de graduação em música
Abstract
Resumo: A investigação trata da música e sua relação com a emoção, o que vem sendo estudado por pesquisadores, principalmente americanos, desde a década de 1930. Um tema difícil e complexo, pois existem diversas opiniões sobre o que é emoção e afeto e de como mensurar tais aspectos. A finalidade desta pesquisa é investigar junto aos alunos ingressantes dos Cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Música Popular Brasileira da UNIRIO, do primeiro período de 2017, como eles respondem afetivamente às músicas ouvidas segundo o Círculo de Adjetivos de Kate Hevner (1936). Os alunos ouviram seis músicas e marcaram um dos grupos de emoções (adjetivos) do Círculo de Hevner. Os resultados mostram que as emoções causadas pela escuta de uma música não são apenas decorrentes da peça em si, mas de uma combinação de emoções que já habitavam o indivíduo anteriormente, junto com a escuta propriamente dita. Ou seja, é muito difícil mensurar e delinear as emoções que uma determinada peça causa em um indivíduo, pois além de cada um ter uma forma de perceber e sentir a música, já existe uma bagagem emocional prévia e individual, que inclusive pode ser diferente a cada experiência com um mesmo indivíduo. Porém, através do ciclo de adjetivos de Kate Hevner, podemos entender melhor os caminhos emocionais dos alunos entrevistados. Através do questionário foi possível, por exemplo, observar que as qualidades da música mais importantes na escolha dos adjetivos foram melodia e harmonia, respectivamente, apontando para sua importância na ligação com a emoção.
Palavras-chave: Emoção e música. Kate Hevner. Graduação em música. Ensino superior de música. Psicologia da Música.
Music and emotion: a study with graduate students in music
Abstract: This research deals with music and its relationship with emotion, which has been studied by researchers, mainly Americans, since the decade of 1930. A difficult and complex theme, because there are several opinions about the meaning of emotion and affection and how to measure such aspects. The purpose of this research is to investigate how do the students who joined the graduation courses in music and bachelor’s in Brazilian Folk Music this year respond affectionately to the songs heard according to the circle of adjectives of Kate Hevner (1936). The students heard six songs and marked one of the groups of emotions (adjectives) of of Hevner’s checklist. The results shows that emotions caused by music listening aren’t only related to a song itself, but of a combination of emotions that already existed inside the person before, and with the music listening experience too. Therefore, it’s very difficult to measure and design emotions that na especific song causes in a person, because beyond each one has a wat of sense and feel music, there ir already a previous and individual emotion baggage that also can be diferente in each experience with a same person. However, through the Hevner’s checklist it is possible to understand better the interviewed student’s emotion always. Through Hever’s checklist it was possible, for example, to observe that the most important characteristics in music were melody and harmoy, respectively, pointing to the importance in the conection between music and emotion.
Key words: Emotion and music. Kate Hevner. Graduation in music. Higher education of music. Psychology of Music.