Liquid Voices

uma postopera?

Autores/as

  • Rita de Cássia Domingues dos Santos UFMT/ECCO
  • André Ricardo de Souza Universidade Estadual do Paraná
  • Maria Cecília de Oliveira Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Palabras clave:

Ópera contemporânea brasileira; postopera; estética da impureza; intertextualidade.

Resumen

Este texto propõe uma reflexão a respeito da ópera cinemática Liquid Voices: a história de Mathilda Segalescu, de Jocy de Oliveira, amparada em conceitos trazidos dos estudos das artes performáticas contemporâneas, entre eles o conceito de postopera segundo Jelena Novak, com suas implicações a respeito da relação corpo-voz no contexto da cena pós-dramática. Nessa discussão também é abordada a influência mutua entre ópera e cinema no desenvolvimento dessas duas linguagens ao longo do século XX, assim como aspectos da intertextualidade enquanto elemento da estética pós-moderna ou, na visão de Guy Scarpetta, de uma estética da impureza. Depois de uma breve contextualização da produção dramático-musical de Jocy de Oliveira na música de concerto brasileira das últimas décadas, procuramos identificar elementos da ópera em tela que possam caracterizá-la como uma postopera. Pretende-se aqui contribuir para com o entendimento da ópera contemporânea, numa perspectiva interdisciplinar envolvendo elementos teóricos da música, teatro e cinema.

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Biografía del autor/a

Rita de Cássia Domingues dos Santos, UFMT/ECCO

Compositora e pianista, é mestre pela ECA/USP, e bacharel em Composição e Regência pela UNESP. Autora, dentre outros textos, do livro Repensando a Terceira Fase Composicional de Gilberto Mendes (2019), tendo realizado pesquisa sobre a ópera O Corvo Branco, de Philip Glass, com a Drª Jelena Novak, na Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), com período sanduíche na Bangor University (UK), é docente da Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e do Departamento de Artes da FCA/UFMT. Realizou estágio pós doutoral na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) com o projeto intitulado “GALÁXIAS: matizes minimalistas na segunda fase composicional de Rodolfo Coelho de Souza”; e atualmente desenvolve  o projeto composicional da postopera “Cartas para Yataro”, com estreia prevista para dezembro de 2023.

André Ricardo de Souza, Universidade Estadual do Paraná

André Ricardo de Souza é regente e compositor. Graduou-se Bacharel em Música (Habilitação em Composição e Regência) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), é Mestre em Música pela mesma instituição, e Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Seu trabalho se desenvolve na interface entre música e linguagem, atuando principalmente nas áreas de técnica e expressão vocal (canto e fala), abordagens teóricas da interpretação musical vocal, e mais recentemente na investigação sobre a genealogia e natureza do espetáculo dramático-musical. É professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná), responsável pelas disciplinas de canto coral e regência. Como compositor atua principalmente em espetáculos de teatro, produzindo música incidental para a cena e também musicais. É autor dos musicais Orfeu XXI (2012) e Desatinos (2015, inédito).

Maria Cecília de Oliveira, Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Especialización en Salud: Voz Profesional; Doctor y Magíster en Artes/Música por la ECA-USP; Estudios de Psicología y Psicoanálisis. Creador, director artístico de Cia Ópera de Papel, de los Talleres VOZ-emMovimento, con sólida investigación en Voz y Conciencia Corporal, Música Histórica, Repertorio Vocal, Música y Autoconocimiento. Actúa en presentaciones consolidadas en música brasileña, óperas, música de cámara y sinfónico-coral. Impartió cursos de pregrado y posgrado en la Faculdade Paulista de Artes y UniCSul. Fue coordinadora de la Escola de Música da Fundação das Artes, donde actúa como eficaz docente de Canto, Dirección y Preparación Vocal. Dirige y prepara constantemente montajes completos de óperas como: Dido y Eneas, El Barbero de Sevilla, Pedro Malazarte, L'Amico Fritz, Bastien und Bastienne, La Serva Padrona, Espectáculos Opera inCena, etc. También idealizó, produjo y dirigió eventos y festivales que han contemplado innumerables profesionales y estudiantes de las Artes, como la Gala Lírica, el Gran ABC Festival de Artes Integradas y el Festival de Coros da SCSul. La obra fue seleccionada para el 4º Simposio Internacional de Arte Coral Coral-2016: VOZ & CIÊNCIA-Pedagogía Vocal-Conciencia Corporal y Proprioceptiva en Orientación Vocal. Fue condecorada con la Encomienda de la Orden al Mérito Cultural del Maestro Carlos Gomes y también fue condecorada con la Canciller de la Orden al Mérito Cultural de la Personalidad del Maestro y Compositor Carlos Gomes.

Publicado

2023-05-04 — Actualizado el 2023-05-08

Versiones

Cómo citar

Santos, R. de C. D. dos, Souza, A. R. de, & Oliveira, M. C. de. (2023). Liquid Voices : uma postopera?. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(2), 1–24. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12024 (Original work published 4 de mayo de 2023)

Número

Sección

Dossier temático