Refletindo sobre a interlocução em pesquisas com música

Autores/as

  • José Alberto Salgado UFRJ/UNIRIO
  • David Ganc UNIRIO
  • Júlio Erthal UNIRIO
  • Leonardo Rugero Peres
  • Jonathan Gregory Queen's University Belfast

Resumen

Resumo: Conhecimentos se constroem com trocas simbólicas, e um tipo fundamental dessas trocas é a comunicação verbal entre os sujeitos que participam de uma pesquisa. Este ensaio explora problemas e limitações da interlocução para a construção epistêmica, considerando também os fatores dialógicos que trazem ganhos à pesquisa com práticas de música, em termos de legitimidade e interesse dos participantes. Discute modos de produzir conhecimentos e apresentar resultados, e comenta pesquisas recentes em contexto brasileiro. Dirige-se a pesquisadores em linhas diversas de investigação com música, propondo debates e continuidade de experiências pautadas pela atenção às relações criadas entre os participantes durante e após o trabalho de campo.

Palavras-chave: Interlocução. Trabalho de campo. Práticas de música. Ética e epistemologia

Considering dialogue in music research

 

Abstract: Knowledge is produced by means of symbolic exchanges, including, as a basic form, the verbal communication between the persons who take part in a research. This essay explores problems and limitations of interlocution in relation to epistemic construction, considering, on the other hand, the dialogical factors that may lead a research of musical practices to various gains in terms of its legitimacy and interest of the participants. It discusses the modes of producing knowledge and presenting results, and commentates  recent researches in Brazil. The essay is directed to researchers in various pathways of music investigation, proposing further discussions and the continuity of experiences oriented by the attention to relations between participants during and after fieldwork. 

 

Keywords:  Dialogue. Fieldwork. Musical practices. Ethics and epistemology

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Alberto Salgado, UFRJ/UNIRIO

José Alberto Salgado é professor e pesquisador, atuando nas áreas de educação e etnomusicologia, com interesse principal em questões da formação e do trabalho de músicos e professores de Música. Sua formação acadêmica inclui graduação em Arranjo (Berklee College of Music), licenciatura em Educação Artística (UniRio), mestrado em Educação Musical (Institute of Education-University of London) e doutorado em Música (UniRio). Sua atuação artística, com o nome Zé Al, inclui a publicação dos livros de poesia A fumaça do caipira (1997) e O funcionário e a música (2008) e os CDs Zarpar (1997) e Primeira Casa (2010).

David Ganc, UNIRIO

David Ganc é flautista, saxofonista e arranjador. Doutorando em Práticas Interpretativas – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Bacharel em Flauta – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bacharel em Professional Music - Berklee College of Music, Boston, EUA. 4 CDs solo. Coautor dos livros de partitura Choro Duetos - Pixinguinha e Benedito Lacerda, Volumes 1 e 2.

Júlio Erthal, UNIRIO

Júlio Erthal é Mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha da Etnografia das Práticas Musicais, com orientação do Dr. José Alberto Salgado, defendeu dissertação sobre a relação de um grupo de jovens da periferia de Londrina (PR) com o pagode. Atualmente, cursa o doutorado na mesma área e linha de pesquisa pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), investigando a influência das baterias-show na construção de carreiras pelos ritmistas das escolas de samba cariocas. É licenciado em Música pela UEL e bacharel em Comunicação Social pela UFF (Jornalismo e PP). De maneira geral, tem interesse em estudos relacionados com a música popular urbana, com especial atenção para o processo de profissionalização neste segmento.

Leonardo Rugero Peres

Leonardo Rugero Peres (Leo Rugero) é etnomusicólogo, compositor, arranjador, professor e multiinstrumentista (sanfona de oito baixos, acordeon, violão, piano, viola caipira e violino). Mestre em etnomusicologia pela Escola de Música da UFRJ em 2011, com a dissertação “Com Respeito aos oito baixos – Um Estudo etnomusicológico sobre o estilo nordestino da sanfona de oito baixos”. Bacharel em violão clássico pelo Conservatório Brasileiro de Música em 2008. Em 2012, foi contemplado com os prêmios “Centenário de Luiz Gonzaga” e “Produção Critica em Música”, ambos pela FUNARTE, o que propiciou a realização de um filme documentário e um livro sobre a prática musical da sanfona de oito baixos na região Nordeste.  

Jonathan Gregory, Queen's University Belfast

Jonathan Gregory é percussionista e doutorando em Antropologia Social pela Queen's University Belfast. Graduou-se em Música pela University of North Texas (2006) e obteve o mestrado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2012). Tem experiência nas áreas de música e antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, teoria social e cultural, carnaval e etnografia musical.

Cómo citar

Salgado, J. A., Ganc, D., Erthal, J., Peres, L. R., & Gregory, J. (2014). Refletindo sobre a interlocução em pesquisas com música. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (12). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/3866

Número

Sección

Artículos