Indexadores
Emerging Sources Citation Index
Os textos para submissão devem conter entre 6.000 e 12.000 palavras (sem contar com resumo, abstract, títulos, palavras-chave e keywords) e devem ser submetidas em doc, conforme o template disponível em:
https://seer.unirio.br/revistadebates/libraryFiles/downloadPublic/472
Não serão aceitas submissões que não atendam à formatação do template.
O arquivo submetido deve incluir:
- Título em português, espanhol e inglês;
- Resumo (de 150 a 300 palavras) em português, espanhol e inglês;
- Palavras-chave e título em português, espanhol e inglês.
O texto deve seguir as normas da ABNT nas citações e, no final, nas referências completas.
No corpo do texto, usar o sistema autor/data e não o sistema de notas (ou seja, não usar ibid, idem, op.cit, etc).
Ilustrações, figuras, quadros, tabelas e exemplos musicais, quando houver, devem ser incluídos no texto, com legendas numeradas, e enviados também separadamente, em boa resolução, numerados de acordo com sua sequência no texto.
O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) constar no arquivo de texto, de forma a garantir a avaliação duplo cego por pares.
Um arquivo separado deve ser enviado na submissão, contendo:
- Nome(s) do(s) autor(es);
- Email(s) de contato do(s) autor(es);
- Dados de vínculo institucional do(s) autor(es), se houver;
- Mini-bio do(s) autor(es) de até 6 linhas.
- ORCID de cada autor(a)
As colaborações devem ser submetidas pelo sistema. Optar entre a seção "artigos" (submissão espontânea em fluxo contínuo) ou alguma das seções "dossiê temático" (submissão para chamadas específicas para dossiês temáticos). Incluir no sistema o resumo e os metadados do artigo em português, espanhol e inglês. Na seção "Incluir autores", incluir e editar os dados de todos o(s) autor(es), incluindo a(s) mini-bio(s) de até 6 linhas, preferencialmente nos três idiomas disponíveis (português, espanhol e inglês).
São aceitas submissões de textos em português, espanhol e inglês.
Seção que reúne artigos acadêmicos submetidos em fluxo contínuo, nos distintos campos de pesquisa em música.
ARRANJO: História, Técnica, Pedagogia e Transformações Contemporâneas
O ato de arranjar uma música constitui-se como um processo criativo que opera em um espectro amplo, abrangendo desde interlocuções informais entre músicos de um pequeno conjunto até complexas estruturas prescritas com rigor para formações maiores. Em certos contextos, o arranjo estabelece uma relação tão intrínseca com a composição que, para o ouvinte, torna-se indistinguível o que é criação original do compositor e o que é intervenção do arranjador. Desta forma, o que seria a função de “vestir” a música pode tomar outras proporções, amalgamando a atividade de compor com a de arranjar, em prol da obra resultante. O arranjador, dependendo do grau de liberdade que lhe é atribuído, pode interferir em diversos parâmetros estruturais da obra, como: instrumentação, gênero, forma, rearmonização, criação de introdução, “especial”, coda, escolha da tonalidade, modulações, estrutura musical com abertura de seção para improvisação. O arranjador exerce um papel determinante para o resultado final da obra.
Convidamos as/os pesquisadoras/es a apresentarem artigos científicos que reflitam sobre o arranjo sob o ponto de vista técnico, conceitual ou histórico, priorizando a produção nacional.
Entre os subtemas sugerimos, a título de exemplo:
Além destas sugestões, convidamos as/os autora(e)s a submeter textos que extrapolem estes direcionamentos conquanto pertinentes à temática do dossiê
Organização do dossiê:
David Ganc – editor convidado
Prazo para submissões: 9 de agosto de 2025
ATENÇÃO: PRAZO PRORROGADO PARA 31 DE AGOSTO DE 2025
As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões).
Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita da produção científica ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
A revista utiliza a licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual.
A submissão de trabalho à revista significa a concordância com a sua política de acesso.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.