“NAP CHACHE OUVÈTI” (ESTAMOS BUSCANDO ABERTURA)
OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO MUSICAL HAITIANA EM SÃO PAULO COM BASE NO CASO DA BIGUP#1
Palavras-chave:
Migração, Haiti, Produção Musical, Diáspora, São PauloResumo
O presente artigo oferece uma análise etnomusicológica da produção musical haitiana na cidade de São Paulo através do estudo de caso da BigUp#1, banda formada por migrantes haitianos dedicada principalmente ao konpa, estilo de música popular de dança haitiana. Através de pesquisa etnográfica participativa em que atuei como segundo guitarrista do conjunto em 2021 e de entrevistas com membros da banda, direciono a análise para questionamentos sobre como a produção de um conjunto musical haitiano na cidade de São Paulo se conecta a questões socioculturais mais amplas da diáspora haitiana no Brasil, principalmente aquelas relativas à “provisoriedade ordinária” (Fernandes e Pachi 2021) que compõe as vidas cotidianas dessa população, a falta de espaços e oportunidades para o desenvolvimento de atividades culturais e a transitoriedade e dificuldade de manter projetos musicais. Adicionalmente, analiso como tais esforços de produção musical (e cultural) demonstram um entendimento da cultura como recurso (Yúdice 2003) por parte de meus interlocutores, através da mobilização da música como forma de prover entretenimento para a comunidade haitiana e de buscar maiores conexões com a sociedade local.
Downloads
Referências
AUDEBERT, Cédric. The Recent Geodynamics of Haitian Migration in the Americas: Refugees or Economic Migrants?. Revista Brasileira de Estudos de População, n.34, vol.1, p. 55 - 71, 2017.
AUDEBERT, Cédric; JOSEPH, Handerson. El sistema migratorio haitiano en américa del sur: Nuevos desarrollos y nuevos planteamientos. Buenos Aires: Clacso, 2022. Disponível em: <https://www.clacso.org/wp-content/uploads/2022/11/El-sistema-migratorio-haitiano.pdf>. Acesso em 15 mai. 2025.
AVERILL, Gage. ‘Mezanmi, kouman kou ye? My friends, how are you?’: Musical constructions of the Haitian transnation. Diaspora: A Journal of Transnational Studies, Toronto, n.3, vol. 3, p. 253 - 271, 1994. Disponível em: <https://doi.org/10.1353/dsp.1994.0015>. Acesso em 15 mai. 2025.
AVERILL, Gage. A day for the hunter, a day for the prey: Popular music and power in Haiti. Chicago: University of Chicago Press, 1997.
BAILY, John; COLLYER, Michael. Music and migration. Journal of Ethnic and Migration Studies, n.32, vol.2, p. 167 – 182, 2006. https://doi:10.1080/13691830500487266
CALDEIRA, Teresa. City of walls: Crime, segregation, and citizenship in São Paulo. Berkeley: University of California Press, 2000.
CHALCRAFT, Jasper; HIKIJI, Rose Satiko. Opening eyes through ears: African migrants’ musicking in São Paulo. In: REILY, Suzel; BRUCHER, Katherine (Orgs.), The Routledge companion to the study of local musicking. New York: Routledge, 2018, p. 473 - 486.
CHALCRAFT, Jasper; HIKIJI, Rose Satiko. Gringos, nômades, pretos – políticas do musicar africano em São Paulo. Revista Antropologia, São Paulo, n.65, vol. 2, p. 1 - 19, 2022.
COGO, Denise. Haitianos no Brasil: Comunicação e interação em redes migratórias transnacionais. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, n.125, p. 23 - 32, 2014.
DIEHL, Fernando. O processo de formação do estereótipo dos imigrantes haitianos em Lajeado, Rio Grande do Sul. Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações, n.1, vol.1, p. 107 - 117, 2017.
DIRKSEN, Rebecca. After the dance, the drum is heavy: Carnival, politics, and musical engagement in Haiti. New York: Oxford University Press, 2020.
FAUSTINO, Deivison; OLIVEIRA, Leila Maria de. Xeno-racismo ou xenofobia racializada? Problematizando a hospitalidade seletiva aos estrangeiros no Brasil. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, n.29, vol.63, p. 193 - 210, 2022. Disponível em: . Acesso em 15 mai. 2025.
FERNANDES, Caio; PACHI, Priscila. A ‘provisoriedade ordinária’ no cotidiano de imigrantes em São Paulo. Cadernos De Campo (Araraquara), n.30, p. 123 - 152, 2021. Disponível em: . Acesso em 15 mai. 2025.
GLICK-SCHILLER, Nina; FOURON, Georges. Everywhere we go, we are in danger: Ti Manno and the emergence of a Haitian transnational identity. American Ethnologist, n.17, vol.2, p. 329 - 347, 1990. . Acesso em 15 mai. 2025.
HINOJOSA, Miguel; CASTILLO, Jaime; DE HAYMES, María. International migration in the Central and North American regions in the Covid-19 pandemic context. Journal of Poverty, n.25, vol.7, p. 582 - 97, 2021.
JOSEPH, Handerson. Diaspora: As Dinâmicas da Mobilidade Haitiana no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa. 2015. Tese (Doutorado, Antropologia), Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
MANUEL, Peter; LARGEY, Michael. Caribbean currents: Caribbean music from rumba to reggae (2a ed). Philadelphia: Temple University Press, 2016.
MASON, Kevin. Counternarratives of the diaspora: Haitian musical performance in world beat markets. 2012. Dissertação (Mestrado, Etnomusicologia). University of Miami, Miami, 2012. Disponível em: <https://scholarship.miami.edu/esploro/outputs/graduate/Counternarratives-of-the-Diaspora-Haitian-Musical/991031447750702976>. Acesso em 15 mai. 2025.
MCALISTER, Elizabeth. Listening for geographies: Music as sonic compass pointing towards African and Christian diasporic horizons in the Caribbean. In: JACKSON, Regine (Org.). Geographies of the Haitian diaspora, p. 237 - 258. London: Routledge, 2011.
MEINHOF, Ulrike; GLICK-SCHILLER, Nina. Singing a New Song? Transnational Migration, Methodological Nationalism and Cosmopolitan Perspectives. Music and arts in action, n.3, vol.3, p. 21 – 39, 2011.
MIRAGLIA, Peter. The invisible migrants of the Darién gap: Evolving immigration routes in the Americas. Relatório COHA, 2016. Disponível em: https://coha.org/the-invisible-migrants-of-the-darien-gap-evolving-immigration-routes-in-the-americas/. Accesso 14 jun. 2024.
MONTINARD, Mélanie. Pran wout la: Expériences et dynamiques de la mobilité haïtienne. Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology, n.17, p. 1 - 22, 2020.
NETTL, Bruno. The Study of Ethnomusicology: Thirty-One Issues and Concepts (2ª ed.). Urbana: University of Illinois Press, 2005.
NUNES, Rosana Barbosa. Immigration, xenophobia and the whitening of the Brazilian population. Journal of Transatlantic Studies, n.2, vol.1, [. 59 - 74, 2004.
PACHI, Priscila. A imigração haitiana e as mudanças no espaço urbano da cidade de São Paulo. Ideias, n.11, p. 1 – 29, 2020. https://doi:10.20396/idéias.v11i0.8658449
PARDUE, Derek. Sensorial belonging and urban migration: An introduction to sonic signatures. In: PARDUE, Derek; KENNY, Alibhe; STEELE, Katherine (Orgs.). Sonic signatures: Music, migration and the city at night, p. 1 – 16, 2023. Bristol: Intellect Books
PIMENTEL, Marília; COTINGUIBA, Geraldo. Wout, raketè, fwontyè, anpil mizè: Reflexões sobre os limites da alteridade em relação à imigração haitiana para o Brasil. Universitas: Relações Internacionais, n.12, vol.1, p. 73 - 86, 2014.
SÁ, Miguel Barbosa de. Haitianismo: Colonialidade e biopoder no discurso político brasileiro. 2019. Tese (Doutorado, Relações Internacionais) PUCRS-RJ, 2019. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/37787/37787.PDF>. Acesso em 15 mai. 2025.
SANTOS, William; PARDUE, Derek. Interlude 1: How ‘free’ is the Free Africa festival? In: PARDUE, Derek; KENNY, Alibhe; STEELE, Katherine (Orgs.), Sonic signatures: Music, migration and the city at night, p. 54 – 64, 2023. Bristol: Intellect Books.
SOARES, Claudete; ANDREOLA, Neuri. Branquitude e representações sobre imigrantes haitianos no oeste catarinense. Temáticas, n.25, vol.49, p. 85 - 114, 2017.
STOKES, Martin. Music and the global order. Annual Review of Anthropology, n. 33, vol. 1, p. 47 – 72, 2004. https://doi:10.1146/annurev.anthro.33.070203.143916
SPIVAK, Gayatri. Subaltern Studies: Deconstructing Historiography? In: Donna LANDRY, Donna; MACLEAN, Gerald. The Spivak Reader, p. 203 - 237. Londres: Routledge, 1996.
TURINO, Thomas. Nationalists, Cosmopolitans, and Popular Music in Zimbabwe. 1st ed. Chicago: University of Chicago Press, 2000.
TURINO, Thomas. Introduction. In: TURINO, Thomas & LEA, James (Orgs.). Identity and the arts in diaspora communities. Warren, Michigan: Harmonie Park Press, p. 3 – 20, 2004.
YÚDICE, George. The expediency of culture: Uses of culture in the global era. Durham: Duke University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.