ENTRE GÊNEROS MUSICAIS E FORMAÇÕES SOCIOPOLÍTICAS

UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE CANÇÕES DA MPB, RAP E POP

Autores

  • Luíza França Tomaz de Aquino Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Palavras-chave:

Gêneros musicais, Discurso sociopolítico, MPB, Rap, Pop

Resumo

O artigo explora a forma como a MPB, o Rap e o Pop reproduzem discursos sociopolíticos. Aqui, entende-se a música como importante veículo de expressão cultural, capaz de refletir contextos sociais e históricos, mas com variação de abordagens que parece seguir certos padrões definidos pelo recorte de gêneros musicais. São diferentes características, níveis de engajamento, finalidades e públicos. Ao convocar discursos sociopolíticos - tanto verbalmente, através das letras, quanto por meio da sonoridade -, espera-se que um artista dialogue com a identidade social englobada pelo gênero musical ao qual se vincula. Logo, através da encenação discursiva, irá reforçar o imaginário aceito em seu grupo. O texto reflete brevemente sobre a interligação dos conceitos de gênero musical, gênero discursivo e identidade para então desenvolver uma análise comparativa entre três músicas: “Sou eu que vou trabalhar” (MPB); “Ponto de vista” (Rap); “Deixa o coração falar” (Pop). Tendo como base a teoria Semiolinguística de Charaudeau, busca, por meio da análise dos elementos restritivos dos atos de comunicação, determinar semelhanças e diferenças no tratamento de questões de ordem sociopolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Laís Barros Falcão de. A MPB em mudança: cartografando a controvérsia da nova MPB. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

AMABIS, Rica; ORION, Alexandre; RUIZ, Gustavo; RUIZ, Tulipa; TRAGO. Sou eu que vou trabalhar. Produção: Tulipa Ruiz, Gustavo Ruiz, Alexandre Orion e Rica Amabis. Selo Sesc/dist. Tratore, 2024 (2min47s).

ARAÚJO, Victor; DE ALMEIDA, Helga; SOUZA, Raquel. A política é pop? O efeito Anitta nas eleições. Revista Problemas Brasileiros, 2022. Disponível em: https://revistapb.com.br/artigos/a-politica-e-pop-o-efeito-anitta-nas-eleicoes/. Acesso em: 16 jun. 2025.

BEAUMONT, Mark. Never mind the ballots: Pop, politics and the UK vote. BBC, 27 mai. 2015. Disponível em: https://www.bbc.com/culture/article/20150527-is-pop-turning-political. Acesso em: 16 jun. 2025.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2010.

CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, Márcia (Org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326.

CHARAUDEAU, Patrick. Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor. Entrepalavras, v. 7, n. 1, p. 571-591, 2017.

CHARAUDEAU, Patrick. Réflexions sur l’identité culturelle. Un préalable nécessaire à l’enseignement d’une langue. École, langues et modes de pensée, 2005.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: DE MELLO, Renato; MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lúcia (Orgs.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso-FALE/UFMG, 2001, p. 23-38.

CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato de (Orgs). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004, p. 13-41.

DE AQUINO, Luiza Franca Tomaz. A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários. Anais do Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, 2018.

DE SHIVA, Bento; DJ CAIQUE; DUVANDÃO; ZONÉZIO. Ponto de vista. 360GrausRec, 2024 (4min32s).

DIÁLOGOS NA USP - Caminhos da Música Brasileira. Canal USP (YouTube), 30 ago. 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/mas-afinal-que-genero-e-esse-a-que-chamam-de-mpb/. Acesso em: 16 jun. 2025.

FABBRI, Franco. A Theory of Musical Genres: Two Applications. In: HORN, D.; TAGG, P. (Eds.). Popular Music Perspectives. Exeter: IASPM, 1982. p. 52-81.

FABBRI, Franco. Genre theories and their applications in the historical and analytical study of popular music: a commentary on my publications. Tese (Doutorado), University of Huddersfield, 2012.

FABBRI, Franco et al. Tipi, categorie, generi musicali. Serve una teoria? Musica/Realtà, v. 82, 2007, p. 71-86.

FRITH, Simon. Performing rites: On the value of popular music. Harvard University Press, 1996.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

HERSCHMANN, Micael. (Org.). Abalando os anos 90: funk e hip hop, globalização, violência e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

HOLT, Fabian. Genre in Popular Music. Chicago: The University of Chicago Press, 2007.

MARTINO, Luíz Mauro Sá; MARQUES, Ângela. Política, cultura pop e entretenimento - O improvável encontro que está transformando a democracia contemporânea. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2022.

MOORE, Allan F. Style and genre as a mode of aesthetics - Le style et le genre comme mode esthétique. Musurgia, v. 14, n. 3/4, 2007, p. 45-55.

NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: Engajamento político e indústria cultural na MPB (1959–1969). São Paulo: Annablume, 2001.

NEDER, Alvaro. "Um homem pra chamar de seu": discurso musical e construção de gênero. Per Musi, 2013, p. 170-175.

ROCK IN RIO DIA BRASIL. Deixa o coração falar. Produção: Zé Ricardo. Rock World, 2024 (4min29s).

SARMIENTO, Ricardo. Rock in Rio lança música e clipe de Deixa o Coração Falar que conta com a colaboração de 53 artistas nacionais. RockBizz, 6 mai. 2024. Disponível em: https://www.rockbizz.com.br/rock-in-rio-lanca-musica-e-clipe-de-deixa-o-coracao-falar-que-conta-com-a-colaboracao-de-53-artistas-nacionais/. Acesso em: 16 jun. 2025.

TATIT, Luiz. O Século da Canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

TEPERMAN, Ricardo. Se liga No Som: As Transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

Downloads

Publicado

2025-08-15

Como Citar

França Tomaz de Aquino, L. (2025). ENTRE GÊNEROS MUSICAIS E FORMAÇÕES SOCIOPOLÍTICAS: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE CANÇÕES DA MPB, RAP E POP. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e292513. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/14050

Edição

Seção

Artigos