A mediação dos diálogos sobre a morte e o luto no contexto escolar e educacional: percepção de professores
perception des enseignants
DOI:
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2026.v10n19.e13023Palavras-chave:
Morte, Luto, Escola, Mediação, ProfessoresResumo
O artigo investigou a percepção de professores sobre a mediação do tema da morte e do luto no contexto escolar e educacional através de uma pesquisa de revisão narrativa de literatura. No indexador de base de dados Periódicos CAPES, realizaram-se buscas combinadas com os descritores “morte”, “luto”, “escola” e “professores”. Cinco artigos foram selecionados de acordo com a congruência da temática e objetivo da pesquisa, privilegiando a percepção de professores como objeto de estudo. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da teoria histórico-cultural e de teorias do luto. Os resultados demonstram que os professores têm dificuldade em abordar o tema da morte e do luto, ao mesmo tempo em que compreendem a necessidade de oportunizar espaços coletivos para o diálogo. Conclui-se que há uma lacuna na formação inicial e continuada docente no tema e que a prática docente influencia na construção de significados e na elaboração de perdas e lutos dos estudantes.
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