Panorama de pesquisas sobre aspectos educativos da morte no contexto da educação básica a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2023.v8n15.e11204

Palavras-chave:

Morte, Educação, Educação Básica, Revisão Sistemática de Literatura, Pesquisas

Resumo

Este artigo tem como objetivo elaborar um panorama de pesquisas e estudos sobre os aspectos educativos da morte, realizados no contexto da educação básica e publicados entre os anos 2011 e 2020 em alguns dos principais meios de divulgação científica. A pesquisa foi empreendida a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que permitiu identificar temáticas já investigadas e analisar tendências para futuras pesquisas sobre os estudos da morte no âmbito educacional. A partir da consulta em bases de dados eletrônicas foram selecionados 59 (cinquenta e nove) registros conforme descritores associados à temática, os quais foram categorizados e analisados. Os resultados evidenciam a morte presente na escola, entretanto, professores apresentam dificuldade em abordar o tema. Os autores são unânimes em afirmar a necessidade de discutir as vivências de perdas relacionadas à morte nos distintos espaços escolares.

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Biografia do Autor

Daniele Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá/MT, Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É professora efetiva da educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) na E. E José Alves Bezerra no município de Porto dos Gaúchos, Mato Grosso. CV: http://lattes.cnpq.br/6544623354780728

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá/MT, Brasil

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente é Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). CV:  http://lattes.cnpq.br/5234437367053668

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Publicado

2023-01-28

Como Citar

Trevisan, D., & Maciel, C. (2023). Panorama de pesquisas sobre aspectos educativos da morte no contexto da educação básica a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 8(15). https://doi.org/10.9789/2525-3050.2023.v8n15.e11204