TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL AUXILIA NA MANUTENÇÃO DO PESO CORPORAL REDUZIDO EM ADULTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
Introdução: A redução de peso e a sua manutenção não constituem um processo fácil para indivíduos com obesidade, uma vez que são necessárias mudanças alimentares, comportamentais e cognitivas. A terapia cognitivo-comportamental parece ter contribuição significativa na participação, execução e manutenção das mudanças alimentares e comportamentais nesses indivíduos. Objetivo: Analisar a eficácia da terapia cognitivo-comportamental na manutenção do peso reduzido de adultos após tratamento da obesidade. Método: Realizou-se revisão integrativa da literatura, nos meses de novembro de 2021 a fevereiro de 2022, sem limite para data de publicação dos artigos. A pergunta norteadora do estudo foi: “A terapia cognitivo-comportamental é uma estratégia eficaz na manutenção do peso perdido por adultos em tratamento para redução do peso corporal?” Resultados: Identificou-se seis estudos considerados elegíveis, sendo o mais recente publicado em 2006 e nenhum deles realizado no Brasil. Em geral, poucos estudos apresentaram como objetivo elucidar a eficácia da terapia cognitivo-comportamental na manutenção do peso perdido de adultos, mesmo a recuperação de peso sendo o resultado a longo prazo. Conclusão: A terapia cognitivo-comportamental é uma estratégia eficaz na manutenção da perda de peso em adultos em tratamento da obesidade, porém seu efeito pode ser influenciado pelo tempo de acompanhamento e tipos de tratamentos associados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.