A INFLUÊNCIA DO VEGETARIANISMO SOBRE O PROCESSO DE HIPERTROFIA MUSCULAR EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Introdução: A dieta vegetariana, alimentação baseada em plantas, se mostra eficiente no ganho de massa muscular, uma vez que contém alimentos de boa qualidade, resultando em benefícios para os praticantes de exercício físico de força. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura sobre a influência da dieta vegetariana aplicada a praticantes de atividade física com o intuito de aumento de massa muscular. Metodologia: Para a análise do estudo, foram realizadas coletas de artigos referentes à aplicação de dietas vegetarianas em praticantes de atividade física intensa e/ou de força com o intuito de ganho de massa muscular, para que se tenha grande aporte de informações sobre o tema tratado. Resultados: A alimentação vegetariana pode contribuir para hipertrofia muscular e ganho de massa magra tanto ou mais que a dieta onívora desde que seja bem planejada e balanceada.O teor de massa magra e a força pode superiores no grupo de onívoros quando comparados aos indivíduos vegetarianos. Conclusão: A dieta vegetariana demonstra-se positiva para o ganho de massa muscular através de exercícios de força, desde que haja uma adequação de proteínas e aminoácidos na dieta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.