Impactos do glifosato na saúde única
Resumo
Introdução: O glifosato, ingrediente ativo de vários herbicidas amplamente utilizados no mundo, apresenta preocupações devido aos seus potenciais efeitos tóxicos na saúde humana e no meio ambiente, refletindo a importância de uma abordagem de Saúde Única para entender seus impactos. Objetivo: Incentivar a análise crítica e aumentar a consciência dos efeitos do glifosato, adotando uma perspectiva de Saúde Única. Método: Para a análise do estudo, foram realizadas coletas de artigos que abordam os efeitos do glifosato na saúde humana, nas plantas e no ecossistema, considerando a Saúde Única Resultados: O uso do glifosato na agricultura está associado à insegurança alimentar e ao desequilíbrio ambiental, contrariando os conceitos de Saúde Única e desenvolvimento sustentável. Além disso, há evidências de que pode causar danos à saúde humana, incluindo impactos no sistema nervoso, na reprodução e na resistência de bactérias a antibióticos. Conclusão: A perspectiva da Saúde Única e a transição para modelos de agricultura orgânica e agroecológica são fundamentais para garantir qualidade de vida, segurança alimentar e preservação ambiental, protegendo a saúde humana e o ecossistema dos impactos negativos do glifosato e de outros agroquímicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.