ANÁLISE DE LEITE INTEGRAL UHT POR ESPECTROMETRIA ULTRASSÔNICA E ESPECTROMETRIA POR FTIR
Resumo
O leite é um produto alvo de adulterações, bem como suas formas pós-processamento, como o leite integral UHT, portanto formas de análise mais rápidas e de baixo custo são interessantes no cenário da produção. Neste estudo, duas metodologias rápidas foram empregadas na análise do leite integral UHT, a espectrometria ultrassônica e a espectrometria por infravermelho com transformada de Fourier. Onde foram analisados estatisticamente, entre os métodos utilizados, os teores de gordura (p < 0,05, r = 0,85), proteína total (p < 0,05, r = 0,08), lactose anidra (p = 0,15, r = 0,11), sólidos não gordurosos (p < 0,05, r = 0,19), sólidos totais (p < 0,05, r = 0,47) e o índice crioscópico (p < 0,05, r = 0,34). Quanto à legislação brasileira, os macronutrientes (gordura, proteína total e lactose anidra) encontravam-se de acordo com pelo menos uma das duas legislações usadas como referência. Todavia, o mesmo não ocorreu com os outros parâmetros analisados. Desse modo, entende-se que os métodos instrumentais utilizados são mais eficientes para a análise macronutricional rotineira e que há influência de fatores intrínsecos aos métodos nos resultados obtidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.