AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA E QUALIDADE SANITÁRIA DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO NO SERTÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Resumo
Introdução: É imprescindível que os estabelecimentos que produzem e ofertam alimentos cumpram os métodos e normas para a produção de alimentos isentos de contaminação microbiológica, a fim de ofertar alimentos seguros e de qualidade aos consumidores. Objetivo: Averiguar condições higiênico-sanitárias em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN’s). Metodologia: Fez-se a visita técnica a 2 restaurantes, 1 churrascaria e 1 marmitaria localizados em Petrolina, Pernambuco.. Para realizar o diagnóstico das condições, realizou-se a aplicação de um checklist baseado na RDC Nº 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resultados: Ao aplicar o checklist, constatou-se graves problemas estruturais, como ausência de área para recebimento dos gêneros alimentícios, área adequada ao armazenamento de produtos saneantes, para sanitização de hortifruti, manipulação de alimentos, higienização dos utensílios de limpeza, além de outros problemas estruturais em maior parte dos estabelecimentos examinados. Em relação aos equipamentos, não existia equipamentos de refrigeração em número suficiente para o armazenamento adequado dos insumos; a área externa encontrava-se predominada por objetos em desuso. As condições estruturais dos estabelecimentos estavam inadequadas, o que favorece a proliferação de microrganismos nos alimentos. Conclusão: Portanto, é necessário que sejam realizadas adequações para a produção de alimentos, para inviabilizar a instalação de microrganismos e preservar a saúde dos consumidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.