INFLUÊNCIA DA ROTULAGEM NUTRICIONAL SOBRE AS ESCOLHAS ALIMENTARES DE CONSUMIDORES DE UM SUPERMERCADO EM UBERLÂNDIA/MG

Autores

  • Nathália Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Fernanda Barbosa Borges Jardim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Helen Mara dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0002-6791-6190
  • Deborah Santesso Bonnas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Resumo

Foram avaliados o perfil, o comportamento e o entendimento dos consumidores sobre o rótulo dos alimentos no momento da sua compra. A metodologia da pesquisa baseou-se na aplicação de questionário composto de perguntas de múltiplas escolhas em uma amostra de 408 pessoas, abordadas de forma aleatória em um supermercado da cidade de Uberlândia/MG. A idade média dos entrevistados foi de 18 a 25 anos, sendo a maioria do sexo feminino, com ensino superior completo, renda entre 3 a 5 salários mínimos e responsáveis por realizar as compras em sua residência. Entre os entrevistados, 34,70% alegam possuir o hábito de ler os rótulos na hora da compra, 87,50% consideram essas informações importantes e 48,77% acham fácil entender as informações presentes nos rótulos. O item mais observado na hora da compra é o prazo de validade e o tamanho da letra é a principal dificuldade encontrada na hora da leitura. Os resultados demonstram que os entrevistados têm conhecimento sobre a importância da existência da rotulagem dos alimentos e o consideram como um meio de informação para o consumidor. Portanto, são necessárias melhorias na regulamentação sobre rotulagem nutricional, para melhor apresentação, entendimento e interpretação das informações contidas nos rótulos dos alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-13