INFLUÊNCIA DA ROTULAGEM NUTRICIONAL SOBRE AS ESCOLHAS ALIMENTARES DE CONSUMIDORES DE UM SUPERMERCADO EM UBERLÂNDIA/MG
Resumen
Foram avaliados o perfil, o comportamento e o entendimento dos consumidores sobre o rótulo dos alimentos no momento da sua compra. A metodologia da pesquisa baseou-se na aplicação de questionário composto de perguntas de múltiplas escolhas em uma amostra de 408 pessoas, abordadas de forma aleatória em um supermercado da cidade de Uberlândia/MG. A idade média dos entrevistados foi de 18 a 25 anos, sendo a maioria do sexo feminino, com ensino superior completo, renda entre 3 a 5 salários mínimos e responsáveis por realizar as compras em sua residência. Entre os entrevistados, 34,70% alegam possuir o hábito de ler os rótulos na hora da compra, 87,50% consideram essas informações importantes e 48,77% acham fácil entender as informações presentes nos rótulos. O item mais observado na hora da compra é o prazo de validade e o tamanho da letra é a principal dificuldade encontrada na hora da leitura. Os resultados demonstram que os entrevistados têm conhecimento sobre a importância da existência da rotulagem dos alimentos e o consideram como um meio de informação para o consumidor. Portanto, são necessárias melhorias na regulamentação sobre rotulagem nutricional, para melhor apresentação, entendimento e interpretação das informações contidas nos rótulos dos alimentos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.