Avaliação das boas práticas na produção de alimentos em unidade de alimentação e nutrição escolar de Passos - MG
Resumo
As boas práticas de fabricação são protocolos e diretrizes estabelecidas que visam a produção segura de alimentos em condições higiênico-sanitárias. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de adequação das boas práticas de produção de alimentos da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de uma instituição escolar pública localizada em Passos-MG. Foi aplicada uma lista de verificação de boas práticas de fabricação baseada na RDC nº 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com 183 itens categorizados em edificação, instalações e utensílios; higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios; controle integrado de vetores e pragas urbanas; abastecimento de água; preparação e exposição do alimento e documentação e registro. Os resultados mostraram que 82,22% dos itens avaliados apresentaram adequações em relação às boas práticas. Após aplicação do treinamento de boas práticas de produção de alimentos aos manipuladores, observou-se que houve aumento nas adequações de 10,55% (19) em relação à primeira avaliação, passando a atender 92,77% dos itens exigidos pela legislação, o que fez com que a unidade evoluísse sua classificação de “boa” para “muito bom”. Esses resultados deixam clara a importância da capacitação dos funcionários e da avaliação constante da UAN para melhoria das condições higiênico-sanitárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.
