Ingestão Alimentar e Estado Nutricional de Pacientes com Câncer em Internação Domiciliar
Abstract
Dificuldades com a alimentação e com a manutenção do peso são complicações habituais no câncer. Portanto, objetivou-se avaliar ingestão alimentar e estado nutricional de pacientes com câncer internados no Programa Melhor em Casa do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Tratou-se de um estudo transversal, realizado com pacientes com câncer em atendimento domiciliar, no primeiro semestre de 2019. Foram coletados dados sociodemográficos, sobre a doença e de consumo alimentar. A ingestão alimentar e o estado nutricional foram investigados a partir da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente, e o consumo por refeição foi avaliado pelo registro de aceitação da dieta. Os dados foram analisados por análise descritiva. Participaram do estudo 30 pacientes, sendo a maioria homens (52,0%), adultos (52,2%), brancos (87,0%) e casados (56,6%). O câncer mais prevalente foi o de trato gastrointestinal (34,7%), e a maioria estava em cuidados paliativos (73,9%). Observou-se que 40,0% dos pacientes apresentaram ingestão alimentar no último mês menor que o habitual, e 56,5% apresentaram algum tipo de redução na ingestão alimentar atualmente. Em relação ao estado nutricional, 95,7% apresentaram desnutrição suspeita ou moderada. Conclui-se que os pacientes deste estudo diminuiram a ingestão alimentar, o que possivelmente repercutiu negativamente no estado nutricional.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.