A percepção de reality shows como políticas públicas de subversão moral da persona:

um estudo sobre a distopia a cantiga dos pássaros e das serpentes

Autores

  • Fillipe Azevedo Rodrigues Universidade Potiguar (UNP)
  • Oswaldo Pereira de Lima Junior Universidade Federal do RIo Grande do Norte (UFRN)
  • Eduardo Furtunato Universidade Federal do RIo Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Psicologia, Distopia, Contemporaneidade, Justiça, Controle, Liberdade

Resumo

O artigo tem como premissa a análise do impacto que criações artísticas direcionadas ao público jovem-adulto possuem na formação do pensamento crítico, usando como referência estudos do ramo da psicologia e enveredando-se na seara da formação da personalidade, com experiências adquiridas em uma vivência que não tem o contato direto com o pensamento erudito. Seguindo nessa ótica, é utilizado o livro A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, presente no universo da distopia Jogos Vorazes para relacionar as nuances sociológicas, políticas e sociais ali mostradas com os estudos de personalidade e a marca que tais obras podem deixar para a juventude. Trata-se de estudo que busca entender as conexões entre direito, psicologia e política presentes na obra distópica de Suzanne Collins. Para isso, analisa-se como a liberdade individual é subjugada por políticas públicas do Estado que visam manter o poder estabelecido e alienar as pessoas através de técnicas psicológicas de formação da personalidade e moralidade, conforme discutido por autores como Piaget, Kohlberg, Blatt e Hoffman, destacando o papel da afetividade nesse processo. A metodologia qualitativa exploratória foi utilizada para analisar a bibliografia relacionada ao tema, empregando o método hipotético-dedutivo e a técnica descritiva-analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fillipe Azevedo Rodrigues, Universidade Potiguar (UNP)

Professor DNS III da Universidade Potiguar. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui Graduação em Direito e Mestrado em Direito Constitucional, ambos pela UFRN. É Formador de Magistrados - para educação presencial e à distância - habilitado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tem experiência nas áreas de Direito, Economia e Educação. Autor dos livros Análise Econômica da Expansão do Direito Penal (2014 e 2021 - Del Rey) e Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado (2016 - Del Rey).

Oswaldo Pereira de Lima Junior, Universidade Federal do RIo Grande do Norte (UFRN)

Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Biodireito, Ética e Cidadania pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Eduardo Furtunato, Universidade Federal do RIo Grande do Norte (UFRN)

Acadêmico do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES).

Referências

BATAGLIA, P; MORAIS, A; LEPRE, R. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. SciELO, Jan. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/Lq64kGkRDfSxW

CALLIGARIS, Cantardo. Qual romance você está lendo?. FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo: Grupo Folha, [1921?]-. Diário. Out, 2013. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2013/10/1357485-qual-romance-voce-esta-lendo.shtml. Acesso em: 15 ago. 2021.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução por: Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento, 1989.

COLLINS, Suzanne. A cantiga dos pássaros e das serpentes. Tradução por: Regiane Winarsky. Rocco Jovens Leitores: Rio de Janeiro, 2020.

COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes. Tradução por: Alexandre D’Elia. ROCCO JOVENS LEITORES. Rio de Janeiro. 2010.

CRUZ, C; ABREU, E. A origem da Thêmis. JUS.br, Abr. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/48436/a-origem-da-themis. Acesso em 20. jun. 2022.

FIORELLI, José Osmir; MANGINI, Rosana Cathya Ragazzoni. Psicologia jurídica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução por: Raquel Ramalhete. 40. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

FREUD, Sigmund. Freud (1923-1925): obras completas: volume 16: O Eu e o Id, "Autobiografia" e outros textos. Tradução por: Paulo César de Souza. Companhia das Letras: São Paulo, 2011.

HARGUINDÉGUY, Jean-Baptiste. Análisis de Políticas Públicas. 2. Ed. Madrid. Tecnos, 2015.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

MILLAN, Marília Pereira Bueno. Psicologia ciência e profissão. 26. ed. Conselho Federal de Psicologia, 2006.

OS Super-Heróis como propaganda de Guerra: os quadrinhos e a Segunda Guerra Mundial. História em Rede, 2019. Disponível em: https://historiaemrede.medium.com/os-super-he r%C3%B3is-como-propaganda-de-guerra-os-quadrinhos-e-a-segunda-guerra-mundial-d5f8ec91d94. Acesso em: 03 maio 2021.

RIBEIRO, Débora. Escolha – significado de escolha. Dicio. 2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/escolha/. Acesso em: 11 de agosto de 2021.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 48. ed. Rio de Janeiro: Agir 2009.

SAMPAIO, Leonardo Rodrigues. A psicologia e a educação moral. SciELO, Dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-9893 2007001200002. Acesso em: 11 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-02

Como Citar

Rodrigues, F. A., Pereira de Lima Junior, O. ., & Furtunato, E. (2023). A percepção de reality shows como políticas públicas de subversão moral da persona: : um estudo sobre a distopia a cantiga dos pássaros e das serpentes. REVISTA DIREITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, 3(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/rdpp/article/view/12926

Edição

Seção

Doutrina