A percepção de reality shows como políticas públicas de subversão moral da persona:
um estudo sobre a distopia a cantiga dos pássaros e das serpentes
Palabras clave:
Psicologia, Distopia, Contemporaneidade, Justiça, Controle, LiberdadeResumen
O artigo tem como premissa a análise do impacto que criações artísticas direcionadas ao público jovem-adulto possuem na formação do pensamento crítico, usando como referência estudos do ramo da psicologia e enveredando-se na seara da formação da personalidade, com experiências adquiridas em uma vivência que não tem o contato direto com o pensamento erudito. Seguindo nessa ótica, é utilizado o livro A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, presente no universo da distopia Jogos Vorazes para relacionar as nuances sociológicas, políticas e sociais ali mostradas com os estudos de personalidade e a marca que tais obras podem deixar para a juventude. Trata-se de estudo que busca entender as conexões entre direito, psicologia e política presentes na obra distópica de Suzanne Collins. Para isso, analisa-se como a liberdade individual é subjugada por políticas públicas do Estado que visam manter o poder estabelecido e alienar as pessoas através de técnicas psicológicas de formação da personalidade e moralidade, conforme discutido por autores como Piaget, Kohlberg, Blatt e Hoffman, destacando o papel da afetividade nesse processo. A metodologia qualitativa exploratória foi utilizada para analisar a bibliografia relacionada ao tema, empregando o método hipotético-dedutivo e a técnica descritiva-analítica.
Descargas
Citas
BATAGLIA, P; MORAIS, A; LEPRE, R. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. SciELO, Jan. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/Lq64kGkRDfSxW
CALLIGARIS, Cantardo. Qual romance você está lendo?. FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo: Grupo Folha, [1921?]-. Diário. Out, 2013. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2013/10/1357485-qual-romance-voce-esta-lendo.shtml. Acesso em: 15 ago. 2021.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução por: Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento, 1989.
COLLINS, Suzanne. A cantiga dos pássaros e das serpentes. Tradução por: Regiane Winarsky. Rocco Jovens Leitores: Rio de Janeiro, 2020.
COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes. Tradução por: Alexandre D’Elia. ROCCO JOVENS LEITORES. Rio de Janeiro. 2010.
CRUZ, C; ABREU, E. A origem da Thêmis. JUS.br, Abr. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/48436/a-origem-da-themis. Acesso em 20. jun. 2022.
FIORELLI, José Osmir; MANGINI, Rosana Cathya Ragazzoni. Psicologia jurídica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução por: Raquel Ramalhete. 40. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
FREUD, Sigmund. Freud (1923-1925): obras completas: volume 16: O Eu e o Id, "Autobiografia" e outros textos. Tradução por: Paulo César de Souza. Companhia das Letras: São Paulo, 2011.
HARGUINDÉGUY, Jean-Baptiste. Análisis de Políticas Públicas. 2. Ed. Madrid. Tecnos, 2015.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
MILLAN, Marília Pereira Bueno. Psicologia ciência e profissão. 26. ed. Conselho Federal de Psicologia, 2006.
OS Super-Heróis como propaganda de Guerra: os quadrinhos e a Segunda Guerra Mundial. História em Rede, 2019. Disponível em: https://historiaemrede.medium.com/os-super-he r%C3%B3is-como-propaganda-de-guerra-os-quadrinhos-e-a-segunda-guerra-mundial-d5f8ec91d94. Acesso em: 03 maio 2021.
RIBEIRO, Débora. Escolha – significado de escolha. Dicio. 2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/escolha/. Acesso em: 11 de agosto de 2021.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 48. ed. Rio de Janeiro: Agir 2009.
SAMPAIO, Leonardo Rodrigues. A psicologia e a educação moral. SciELO, Dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-9893 2007001200002. Acesso em: 11 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença Creative Commons do tipo "atribuição - uso não-comercial", BY-NC. Com permissão para copiar, distribuir, exibir, executar, bem como criar obras derivadas, vedada a finalidade comercial, sob a condição de dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.