Política Editorial

O periódico Direito das Políticas Públicas: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro possui como objetivo promover e incentivar o desenvolvimento científico acadêmico sobre Direito das Políticas Públicas, voltado para a área de Ciências Humanas e Sociais.

A Revista possui como público-alvo pesquisadores nacionais e estrangeiros das áreas de Direito das Políticas Públicas, todos selecionados por meio de edital, a ser publicado semestralmente, contendo todos os requisitos específicos para a edição e submissão de trabalhos.

Serão selecionadas pesquisas qualitativas e quantitativas, visando o aprofundamento teórico e o debate crítico por meio de publicações periódicas de autores selecionados pelo método Double Blind Review.

A Revista foca no tema do Direito das Políticas Públicas, tendo, desta forma, caráter interdisciplinar. Nesse sentido, as pesquisas serão selecionadas de acordo com as linhas de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Direito. O programa de mestrado em Direito tem sua área de concentração em Estado, Sociedade e Políticas Públicas, com duas linhas de pesquisa: Linha 1: Estado, Constituição e Políticas Públicas; Linha 2: Direito, políticas públicas e sustentabilidade.

Os trabalhos científicos deverão abordar temas pertinentes à Área de Concentração Direito, Sociedade e Políticas Públicas e às Linhas de Pesquisa Estado, Constituição e Políticas Públicas e Direito, Políticas Públicas e Sustentabilidade, de forma a empreender estudos teóricos, conceituais, analíticos ou aplicados. Serão também aceitas traduções e resenhas.

As publicações deverão necessariamente abordar a visão do Direito das Políticas Públicas.

Serão admitidos artigos científicos, resenhas, traduções e estudos empíricos.

Artigos e estudos empíricos deverão conter no máximo 30 páginas, contando Referências Bibliográficas.

As resenhas de publicações devem ser de edições recentes (5 anos para publicações internacionais e 3 anos para publicações nacionais). Deverão conter no máximo 30.000 caracteres.

Também serão publicadas resenhas inéditas que deverão estabelecer a relevância da obra para o campo na qual está inserida e suscitar discussões críticas sobre ela. As resenhas devem privilegiar títulos de interesse acadêmico em detrimento de publicações de uso profissional. Resenhas meramente descritivas, que apenas resumam o argumento da obra não serão aceitas. Já as traduções devem privilegiar textos clássicos ou de difícil acesso aos leitores brasileiros. Elas são selecionadas por meio da análise da relevância e da qualidade técnica do texto traduzido.