Escola Tasso da Silveira e sensíveis interpretações para a devida mediação memorial

Auteurs

  • Hércules da Silva Xavier Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6147-4563
  • Francisco Ramos de Farias Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0002-2966-077X

Mots-clés :

Memória Social, Prática Cultural Tanatológica, Comunicologia, Mediação Cultural

Résumé

O presente artigo analisa, a partir de um recorte específico sobre os crimes ressignificados com intervenções artístico-urbanas, mapeadas em ruas da zona sul carioca. Trata-se de contribuir para a interpretação, com a posterior mediação entre estas imagens de dor e o público transeunte, nos muitos modos possíveis de representar publicamente as memórias de nefastas ocorrências. Partindo de uma compreensão comunicológica flusseriana, entende-se que as intervenções fazem parte de uma prática cultural de base fúnebre ou tanatológica. O recorte referido diz respeito à ocorrência em 4 de abril de 2011, no bairro carioca de Realengo, quando um ex-aluno adentrou a Escola Tasso da Silveira e promoveu a matança de 12 crianças em idade escolar, horrível evento que foi ressignificado em seguida, com os afetivos gestos enlutados de memória, da parte da população local e, anos depois, por parte da prefeitura, que instalou um conjunto escultórico em bronze.

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Bibliographies de l'auteur

Hércules da Silva Xavier Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). CV: http://lattes.cnpq.br/4353223388456765

Francisco Ramos de Farias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). CV: http://lattes.cnpq.br/7128597444325843

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Publiée

2023-01-28

Comment citer

Ferreira, H. da S. X. ., & Farias, F. R. de. (2023). Escola Tasso da Silveira e sensíveis interpretações para a devida mediação memorial. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 8(15). Consulté à l’adresse https://seer.unirio.br/revistam/article/view/11151