Representações de mulheres na arte tumular do Cemitério de São João, Manaus/Amazonas: imaginário social da belle époque e a emancipação feminina
DOI:
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2023.v8n15.e11528Palavras-chave:
Arte tumular, Manaus, Representações femininas, Emancipação feminina, CemitérioResumo
Este artigo chama atenção para a comparação entre o ideal feminino presente na arte tumular e as mulheres de Manaus, no Amazonas, do mesmo período. Trata-se do tempo entre o final do século XIX e início do XX, quando a cidade vivenciou uma Belle Époque decorrente da próspera economia da borracha amazônica e foi então possível a realização de um acervo cemiterial. A ampla presença da representação feminina no espaço da Manaus dos mortos contrasta com o anonimato imperante das mulheres ali sepultadas, mesmo aquelas que, em alguns casos, a arte buscou representar. De modo geral, essas representações exibem um modelo de comportamento para a mulher burguesa do período: a mãe e cuidadora, sentimental e devota a Deus. Tais exemplos escultóricos foram aqui comparados a trajetórias de mulheres da Manaus dos vivos que, de algum modo, divergem da configuração idealizada socialmente para elas.
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