Social representations about the disease of women with cervico-uterine cancer

Main Article Content

Silvio Eder Dias da Silva
Jeferson Santos Araujo
Miriam de Oliveira Chaves
Esleane Vilela Vasconcelos
Natacha Mariana Farias da Cunha
Rebeca Conceição dos Santos

Resumo

Objetivo: Compreender a representação social de mulheres sobre o câncer de colo de útero e suas implicações para o cuidado de si. Método: Estudo de natureza qualitativa de abordagem descritiva que utilizou como aporte teórico as representações sociais, tendo a entrevista como técnica de coleta de dados das informações. Trabalhamos com 35 mulheres do ambulatório de um hospital público de referência em oncologia. Resultados: Dentro dos discursos observou-se que o conceito de câncer de colo de útero foi muito relacionado com o fator sentimental, imperando o medo e a tristeza. Os depoimentos mostraram também que as mulheres focaram a sexualidade e o tratamento como mudança de vida no decorrer da doença. Conclusão: O câncer de colo de útero gera uma grande mudança de vida nas mulheres que passam pelo problema, não apenas pelo fator físico, mas muito pelo lado subjetivo no enfrentamento da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva SED da, Araujo JS, Chaves M de O, Vasconcelos EV, Cunha NMF da, Santos RC dos. Social representations about the disease of women with cervico-uterine cancer. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 18º de maio de 2022];8(1):3667-78. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3706
Seção
Research
Biografia do Autor

Silvio Eder Dias da Silva, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pelo DINTER UFPA/UFSC, vinculado ao Núcleo de Pesquisa GEHCES - Grupo do Estudo de História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde/UFSC, Professor Assistente da Faculdade de Enfermagem da UFPA. Belém-Pa.

Jeferson Santos Araujo, Universidade de São Paulo

Doutorando em Enfermagem fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Vinculado ao Grupo de Estudo da Reabilitação de Pacientes Cirúrgicos e Oncológicos - USP. Bolsista CNPQ.

Miriam de Oliveira Chaves, Universidade Federal do Pará

Enfermeira Especialista em Oncologia pela UFPa.

Esleane Vilela Vasconcelos, Universidade Federal do Pará

 

Especialista em Enfermagem Cirúrgica e Terapia Intensiva. Mestre em Enfermagem - UEPA. 

Natacha Mariana Farias da Cunha, Universidade Federal do Pará

Academica de Enfermagem da UFPA.

Rebeca Conceição dos Santos, Universidade Federal do Pará

Academica de Enfermagem da UFPA.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>