Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Estou ciente de que, caso eu tenha utilizado ferramentas de IA na construção deste artigo, quer seja para coleta de informações, produção de gráficos ou análise de dados, serei transparente em especificar o chatbot utilizado e detalhar seu uso no artigo, tanto no Resumo quanto nos Materiais e Métodos. As informações devem permitir replicação e detecção de possíveis falsificações, incluindo especificidades da ferramenta, resultados da pesquisa e o momento da consulta.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". A publicação em preprint é permitida.
- O arquivo do artigo para submissão estão em formato Microsoft Word, editor de texto word 7.0 (ou versão inferior ou superior) com Fonte Trebuchet MS 11. Estou ciente de que o não cumprimento ou o cumprimento parcial destas exigências, acarretará o arquivamento da submissão pelo editor.
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos , na seção Sobre a Revista. Estou ciente de que o não cumprimento dos padrões de estilos e requisitos bibliográficos na confecção do manuscrito, acarretará o arquivamento da submissão pelo editor.
-
A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
-
O título do artigo na submissão deverá ter somente a primeita letra em caixa alta, estando as demais com letras minúsculas, exceto nomes próprios.
Consta ORCID na afiliação dos autores?ESTA É UMA OBRIGATORIEDADE DE METADADOS PARA A RPCFO.O ORCID contribuirá para a identificação precisa dos autores distinguindo os homônimos e maximizando as opções de interoperabilidade, além disso, ele opera como um perfil ou currículo dos pesquisadores que agrega valor às referências bibliográficas.Para obtê-lo, basta acessar e se cadastrar. Em seguida, preencha na RPCFO conforme figura abaixo:https://orcid.org/signinTodas as referências bibliográficas do artigo foram incluídas no momento do preenchimento dos metadados da submissão, assim como os resumos.Artigo Original
Estudo relativo à pesquisa científica original, inédita e concluída. Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura e objetivo. Método: (método empregado, descrição da população/amostra estudada, participantes do estudo ou fonte de dados, data da coleta de dados, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição), técnica de coleta de dados, critérios de seleção entre outros devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa). Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a informação de que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos; Resultados: deverão ser apresentado com sequencia lógica. Quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações devem ser complementares; Discussão: (deverá seguir a sequencia lógica dos resultados, comparação com a literatura e a interpretação dos autores. Conclusão ou Considerações Finais: (devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras).
Revisão Sistemática de Literatura
Utiliza método de pesquisa conduzido por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder uma indagação específica e de relevância para a Enfermagem e/ou áreas afins. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise ou metassíntese). As premissas da revisão sistemática são: a exaustão na busca dos estudos, a seleção justificada dos estudos por critérios de inclusão e exclusão explícitos e a avaliação da qualidade metodológica, bem como o uso de técnicas estatísticas para quantificar os resultados. Máximo de 5.000 palavras.
Bibliometria
A pesquisa bibliométrica apóia-se em estudos realizados em bases de dados bibliográficas, indexadores e resumos, em diretórios e catálogos de títulos de periódicos e em referências e citações. Entre outros, seu campo de aplicação mais frequente e mais relevante para este trabalho é a identificação das características temáticas da literatura. Em síntese, a pesquisa bibliométrica se dá através do estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação publicada. Máximo de 5.000 palavras.
Revisão Integrativa de Literatura
Utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de conhecimento, realizado de maneira sistemática e ordenada e contribui para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. É necessário seguir padrões de rigor metodológico, clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão. Etapas da revisão integrativa: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração do estudo, estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragens, ou busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Máximo de 5.000 palavras.
Revisão de Escopo
É definida como um tipo de estudo que busca explorar os principais conceitos do tema em questão, averiguar a dimensão, o alcance e a natureza do estudo, condensando e publicando os dados, dessa forma apontando as lacunas de pesquisas existentes. Os estudos desta categoria devem seguir alto rigor metodológico, os autores são encorajados a registrar seu protocolo na Open Science Framework – OSF (https://osf.io/). O número de registro relatado no manuscrito. Para a construção, os protocolos de revisão de escopo devem seguir as recomendações PRISMA-ScR (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma-scr/).
Declaração de Direito Autoral
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.
Política de Referência Cruzada da RPCFO:
http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/about/editorialPolicies#custom-1
Este trabalho está licenciado sob um Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 InternationalPolítica de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.
A RPCFO entende, que uma possível solução para a maior disseminação do conhecimento seja a construção de arquivos/repositórios de acesso livre baseados em arquivos abertos, onde os conteúdos podem ser acessados sem custos e barreiras de quaisquer naturezas. Os arquivos/repositórios de acesso livre, baseados em arquivos abertos, são interoperáveis e, por esta razão, podem ser acessados por diversos provedores de serviços disponíveis em nível nacional e internacional. Dessa forma,a RPCFO, permite a publicação simultânea de seu conteúdo em repositórios institucionais e os repositórios temáticos de acesso livre, utilizados pelas comunidades científicas para apoiar e tornar mais ampla a divulgação dos resultados das pesquisas bem como maximizar o seu impacto, criando mecanismos para legitimar e estimular a publicação dos trabalhos produzidos.
Política de Referência Cruzada da RPCFO para o Serviço Crossmark: https://doi.org/10.9789/PRC/2175-5361