Communitarian therapy and nursing: the phenomenon and its context

Main Article Content

Clara Tavares Rangel
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda
Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

Resumo

Objetivo: analisar contextualmente o fenômeno da prática da enfermagem a partir da Terapia Comunitária Integrativa pela sumarização das produções brasileiras. Método: Trata-se de uma revisão integrativa associada ao referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress para discutir o fenômeno a partir de seus contextos. Resultados:  Emergiram-se contextos sobre a atuação da enfermagem na Terapia Comunitária Integrativa, a Implantação das práticas complementares e integrativas, a Produção do conhecimento sobre essa terapia e a proposta de paradigma emergente. Conclusão: A aplicação da Terapia Comunitária Integrativa surge como uma das novas práticas de atuação dos profissionais de saúde diante da vivência da nova proposta paradigmática, o que requer romper com o modelo da ciência moderna focada no biologicismo, desconstrução de percepção e formulação de novas formas de pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Rangel CT, Miranda FAN de, Oliveira KKD de. Communitarian therapy and nursing: the phenomenon and its context. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 4º de julho de 2022];8(1):3770-9. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3997
Seção
Systematic Review of Literature
Biografia do Autor

Clara Tavares Rangel, UFRN

Enfermeira. Mestre. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, UFRN

Enfermeiro. Doutor. Docente do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Natal, RN, Brasil.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, UFRN

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>