Trajetória de vida de mulheres mastectomizadas à luz do discurso do sujeito coletivo Life trajectory of mastectomized women based on the collective subject discourse

Main Article Content

Marta Batista da Silva
João Mário Pessoa Júnior
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Resumo

Objetivo: Analisar a trajetória de vida de mulheres mastectomizadas integrantes de um grupo de autoajuda. Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando-se do enfoque de história oral de vida como referencial metodológico atendendo as fases operacionais. Participaram 20 mulheres mastectomizadas, cujas narrativas, consideradas manifestações discursivas foram submetidas à análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Emergiram três eixos temáticos, sustentado por suas respectivas ideias centrais, cada um referente, ao antes, durante e o depois da mastectomia: encarar a vida de frente - vida normal, separação, mudança, trabalho e filhos; falei com Deus - prevenção/cuidados, diagnóstico/tratamento, sentimentos/emoções e mudanças; reorganização com mais objetividade e experiência - crença, mudança e sentimentos/emoções. Conclusão: Reconhece-se a necessidade de estudos voltados para as mulheres mastectomizadas para subsidiar políticas públicas, ou, simplesmente, capacitar os profissionais da saúde para um atendimento humanizado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva MB da, Pessoa Júnior JM, Miranda FAN de. Trajetória de vida de mulheres mastectomizadas à luz do discurso do sujeito coletivo Life trajectory of mastectomized women based on the collective subject discourse. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 4º de julho de 2022];8(2):4365-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4437
Seção
Research
Biografia do Autor

Marta Batista da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

João Mário Pessoa Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Gradução em Enfermagem na Atenção à Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtivadade CNPQ.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>