Palliative Care and the Importance of Communication Between Nurse and Patient, Family and Caregiver / Cuidados Paliativos e a Importância da Comunicação entre o Enfermeiro e Paciente, Familiar e Cuidador

Autores

  • Gustavo Baade Andrade
  • Vanessa Soares Mendes Pedroso
  • Juliana Marques Weykamp
  • Luana da Silva Soares
  • Hedi Crecencia Heckler SIQUEIRA
  • Janaína Cassana Mello Yasin

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.713-717

Resumo

Objetivo Conhecer e analisar a produção científica no período de 2005 à 2016 em relação cuidados paliativos e a importância da comunicação na estratégia dos cuidados paliativos. Método: Esta pesquisa possui características descritivas, exploratórias com abordagem quantitativa, realizado pelo método da revisão integrativa. Resultados: A partir da leitura dos 14 artigos, os artigos foram agrupados observando-se a temática em questão e, assim obteve-se a seguinte categorização: Cuidados Paliativos e a Relação interpessoal do enfermeiro e do paciente; Comunicação como estratégia para fortalecimento do vinculo entre enfermeiro e o usuário dos Cuidados Paliativos; A importância da comunicação do enfermeiro e o familiar/cuidador. Conclusão: O enfermeiro tem um papel fundamental para a promoção do CP, como na aceitação do diagnostico e auxilio para conviver com a doença, prestando assistência integral ao usuário e a todos envolvidos com o doente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Baade Andrade

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo GEES.

Vanessa Soares Mendes Pedroso

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo GEES.

Juliana Marques Weykamp

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo GEES.

Luana da Silva Soares

Graduanda em enfermagem na Faculdade Anhanguera de Pelotas, membro do Grupo de Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico Enfermagem/Saúde GEES.

Hedi Crecencia Heckler SIQUEIRA

Enfermeira e Administradora Hospitalar.Especialista em metodologia da pesquisa. Mestre e  Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa  de Pós Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado  em Enfermagem da  Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Docente da Faculdade Anhanguera Pelotas/RS.  Membro líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES). Professora Emérita da FURG.

Janaína Cassana Mello Yasin

Enfermeira Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER, Curitiba, Brasil. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde – NEPES/FURG.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Andrade GB, Pedroso VSM, Weykamp JM, Soares L da S, SIQUEIRA HCH, Yasin JCM. Palliative Care and the Importance of Communication Between Nurse and Patient, Family and Caregiver / Cuidados Paliativos e a Importância da Comunicação entre o Enfermeiro e Paciente, Familiar e Cuidador. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 15º de junho de 2024];11(3):713-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6693

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics