Ações do enfermeiro na capacitação do usuário e família em diálise peritoneal / Nurse actions on user and family training in peritoneal dialysis

Autores

  • Vanessa soares Mendes Pedroso
  • Gustavo Baade de Andrade
  • Juliana Marques Weykamp
  • Diana Cecagno
  • Adriane Calvetti de Medeiros
  • Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.572-576

Palavras-chave:

Diális Peritoneal, Enfermeiro, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivou-se conhecer as contribuições do enfermeiro para usuários e familiares frente à capacitação da diálise peritoneal. Foi utilizado o método de revisão bibliográfica descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Obteve-se como resultado algumas estratégias encontradas por enfermeiros para capacitar os usuários a realizar a terapia em seu domicílio, entre elas, à necessidade deste profissional deter um amplo conhecimento da família do usuário, a fim de verificar o bom desempenho do tratamento. Estudos demonstram que o enfermeiro auxilia na diminuição do sofrimento dos indivíduos e suas famílias, na medida em que, têm o papel de facilitar o acesso aos recursos assistenciais e espirituais. Diversas contribuições do enfermeiro para aprendizagem da terapia foram observadas pela pesquisa. Contribuições essas que permitem ao ser humano um cuidado integral e fornecem ao indivíduo e sua família a possibilidade para o autocuidado domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa soares Mendes Pedroso

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Gustavo Baade de Andrade

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Juliana Marques Weykamp

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Diana Cecagno

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem/UFPEL. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Adriane Calvetti de Medeiros

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Enfermeira do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

Enfermeira e Administradora Hospitalar.Especialista em metodologia da pesquisa. Mestre e  Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa  de Pós Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado  em Enfermagem da  Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Docente da Faculdade Anhanguera Pelotas/RS.  Membro líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES). Professora Emérita da FURG.

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Pedroso V soares M, de Andrade GB, Weykamp JM, Cecagno D, de Medeiros AC, de Siqueira HCH. Ações do enfermeiro na capacitação do usuário e família em diálise peritoneal / Nurse actions on user and family training in peritoneal dialysis. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 15º de junho de 2024];10(2):572-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6467

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics