The bicycle accident in Brazil: an integrative review / Os acidentes de bicicleta no Brasil: uma revisão integrativa

Main Article Content

Fábio Lucio Tavares
http://orcid.org/0000-0002-4725-0897
Franciele Marabotti Costa Leite
http://orcid.org/0000-0002-6171-6972
Eliane de Fatima Almeida Lima
http://orcid.org/0000-0001-5128-3715
Evandro Bernardino Mendes de Melo
http://orcid.org/0000-0002-1772-3083
Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva
http://orcid.org/0000-0001-6870-5101
Maria José Coelho
http://orcid.org/0000-0001-6579-1796

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica acerca dos acidentes de bicicleta produzidos no Brasil. Método: revisão integrativa com propósito de responder à questão Qual o conhecimento científico já produzido no Brasil sobre acidentes de bicicleta? Os dados foram coletados no período de junho a agosto de 2015 nas bases MEDLINE e LILACS, artigos em português e inglês, utilizando-se os descritores: “ciclismo”, “acidentes de trânsito”, “Brasil”, “saúde pública”, “epidemiologia” e “mortalidade”. Resultados: Foram analisados 15 artigos agrupados em duas categorias: perfil epidemiológico das lesões e perfil epidemiológico dos acidentes. Conclusões: Nota-se ser necessário ampliar os estudos referentes a este tema, nos diferentes estados brasileiros, uma vez que os acidentes de bicicleta passam a ter papel importante no campo da Saúde, em especial para a Enfermagem, que irá planejar e implementar cuidados com as vítimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Tavares FL, Costa Leite FM, Lima E de FA, Mendes de Melo EB, Monteiro da Silva TAS, Coelho MJ. The bicycle accident in Brazil: an integrative review / Os acidentes de bicicleta no Brasil: uma revisão integrativa. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 4º de fevereiro de 2023];11(1):263-9. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6344
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Fábio Lucio Tavares, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutor em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação  em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil

Franciele Marabotti Costa Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira. Doutora em Epidemiologia. Professora do Curso de Graduação/ Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo. Brasil. 

Eliane de Fatima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação/ Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo. Brasil.

Evandro Bernardino Mendes de Melo, Universidade Federal do Espirito Santo

Discente do curso de Mestrado Profissional em Enfermagem (UFES). Instrutor em Saúde pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Maria José Coelho, Escola de Enfermagem Anna Nery.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação/ Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>