Qualification of multiprofessional residence in health: critical opinions of preceptors / Qualificação da residência multiprofissional em saúde: opiniões críticas de preceptores
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7974Keywords:
Percepção Social, Especialização, Formação Profissional em Saúde, Atenção Terciária à SaúdeAbstract
Objetivo: realizar reflexão sobre a percepção de preceptores quanto ao aprimoramento de programas de Residência Multiprofissional em Saúde, em nível hospitalar. Método: estudo qualitativo, realizado por meio de entrevista individual com profissionais da saúde (preceptores) (n=34), junto a residentes multiprofissionais de um hospital universitário do Estado do Paraná, Brasil. As informações foram angariadas por meio de questionário e analisadas. Resultados: os preceptores investigados vislumbram pela melhoria na qualificação do programa e pelo fortalecimento de estratégias, sobre dois prismas. O primeiro refere-se ao capital humano, englobando reforços na consolidação das relações interpessoais e de habilidades de comunicação. O outro considera a gestão do trabalho, com vistas a potencializar de forma mais efetiva a organização do processo de trabalho. Conclusão: sugere-se que gestores de hospitais invistam na capacitação de seus agentes formadores, também no que tange a importância do processo avaliativo institucional, com vistas a angariar e regular a qualidade das residências.
Downloads
References
Brasil. Ministério da Saúde.Residência Multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
Bezerra TCA, Falcao MLP, Goes PSA, Felisberto E. Avaliação de programas de formação profissional em saúde: construção e validação de indicadores. Trab. educ. saúde [internet] 2016 [acesso em 18 dez 2018]; 14(2):445-472. Available at: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00111.
Autonomo FROM, Hortale VA, Santos GB, Botti SHO. A Preceptoria na formação médica e multiprofissional com ênfase na atenção primária – Análise das Publicações Brasileiras. Rev Bras Educ Med [internet] 2015 [Acesso em 18 jun. 2018]; 39(2):316-27. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n2/1981-5271-rbem-39-2-0316.pdf
Ribeiro KRB, Prado ML. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Rev Gaucha Enferm [internet] 2013[Acesso em 18 jun. 2018];34(4):161-5. Available at: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/43731
Peixoto LS, Tavares CMM, Queiroz PP. Research about the knowledge and teaching practice of the preceptor: a test pilot. J Nurs UFPE [internet] 2014 [Acesso em 18 jun. 2018]; 8(7):2038-46. Available at: http://dx.doi.org/10.5205/reuol.5963-51246-1-RV.0807201426
Campos GWS. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Cienc Saude Coletiva [internet] 2000 [Acesso em 18 jun. 2018]; 5(2):219-30. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232000000200002&script=sci_abstract&tlng=pt
Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
Chiavenato I. Iniciação à Teoria das organizações. 1ª ed. São Paulo: Manole; 2010.
Pasban M, Nojedeh SH. A Review of the Role of Human Capital in the Organization. Procedia- Social and Behavioral Sciences [internet] 2016 [Acesso em 18 dez 2018]; 230:249–253. Available at: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.09.032
Carvalho MCN. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC; 2009.
Peduzzi M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública [internet] 2001 [Acesso em 18 dez 2018]; 35(1):103-9. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v35n1/4144.pdf
Albuquerque VS. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ. med [internet] 2008 [Acesso em 18 dez 2018]; 32(3):356-362. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a10
Ceccim RB. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface-Comunic. Saúde Educ [internet] 2005 [Acesso em 18 dez 2018]; 9(16):161-168. Available at: http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a13.pdf
Silva CT, et al. Residência Multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Porto Alegre: Texto Contexto Enferm [internet] 2015 [Acesso em 18 jun 2018] ;25(1). Available at: http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n1/0104-0707-tce-25-01-2760014.pdf
Batista KBC, Goncalves OSJ. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saude soc [internet] 2011[Acesso em 18 jun 2018]; 20(4):884-9. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902011000400007&script=sci_abstract&tlng=pt
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 2.117, de 3 de novembro de 2005. Institui no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação a Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Ministério da Saúde, 2005.
Botti SHO, Rego STA. Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica. Physis Revista de Saúde Coletiva [internet] 2011 [Acesso em 18 jun 2018];21(1):65-85, 2011. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000100005
Lima VV. Projetos de Apoio ao SUS. Processos educacionais na saúde: aperfeiçoamento com ênfase na preceptoria de programas de residência em saúde. São Paulo: Ministério da Saúde; Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, 2017. 58p.
Published
Versions
- 2021-06-01 (2)
- 2021-05-13 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 JRFCO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.