TEEN PREGNANCY AND THE USE OF CONTRACEPTIVE METHODS

Main Article Content

Thelma Spindola
Nathalia da Silva Baptista Siqueira
Renata Lazone Cavalcanti

Resumo

Resumo

Objetivos: Conhecer a percepção das gestantes adolescentes sobre emprego dos métodos contraceptivos; discutir a vivência das jovens relacionada à contracepção e práticas sexuais. Método: Pesquisa descritiva em abordagem qualitativa, com emprego da entrevista semi-estruturada e técnica de análise de conteúdo. Resultados: Participaram do estudo 17 gestantes adolescentes. Na análise temática das entrevistas emergiram quatro categorias: As adolescentes e adoção dos métodos contraceptivos; A contracepção na visão das gestantes adolescentes; As atividades educativas e a participação das jovens; Métodos Contraceptivos: dúvidas e incertezas das adolescentes. Conclusão: O estudo revela a vulnerabilidade das jovens para a ocorrência de uma gestação não planejada e o risco de uma reincidência. Acreditamos que as práticas educativas podem contribuir para o esclarecimento dos jovens acerca de sua sexualidade e práticas sexuais, prevenindo agravos na saúde sexual e reprodutiva.

Abstract

Goals: Perceptions of pregnant adolescents about employment of contraceptive methods; discuss the experience of young people regarding contraception and sexual practices. Method: Descriptive Research, qualitative approach, employment of content analysis technique and semi-structured interview. Results: Participated in the study 17 pregnant adolescents. The thematic analysis of interviews emerged four categories: The adolescent and adoption of contraception; contraception in vision of pregnant adolescents; educational activities and participation of young people; methods contraceptives: doubts and uncertainties of teenagers. Conclusion: The study highlights the vulnerability of youth to the occurrence of an unplanned pregnancy and the risk of a recurrence. We believe that educational practices can contribute to the understanding of young people about their sexuality and sexual practices, preventing injuries from sexual and reproductive health.

Resumen

Objetivos: Estudiar la percepción de las adolescentes embarazadas en el empleo de métodos anticonceptivos, para discutir la experiencia de los jóvenes relacionadas con la anticoncepción y las prácticas sexuales. Método: Estudio descriptivo con abordaje cualitativo, con el uso de la técnica de entrevista semi-estructurada y el análisis de contenido. Resultados: El estudio incluyó a 17 adolescentes embarazadas. En el análisis temático de las entrevistas revelaron cuatro categorías: Adolescentes y la adopción de métodos anticonceptivos; anticoncepción en la vista de las adolescentes embarazadas; actividades educativas y la participación de los jóvenes, los métodos anticonceptivos: las dudas y las incertidumbres de los adolescentes. Conclusión: El estudio pone de relieve la vulnerabilidad de los jóvenes a la ocurrencia de un embarazo no planificado y el riesgo de una recurrencia.Creemos que las prácticas educativas pueden contribuir a la comprensión de los jóvenes sobre su sexualidad y las prácticas sexuales, la prevención de lesiones de la salud sexual y reproductiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Spindola T, Siqueira N da SB, Cavalcanti RL. TEEN PREGNANCY AND THE USE OF CONTRACEPTIVE METHODS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de janeiro de 2012 [citado 20º de agosto de 2022];4(1):2636-4. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1541
Seção
Research
Biografia do Autor

Thelma Spindola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora da área de metodologia científica.

Nathalia da Silva Baptista Siqueira, EEAP- UNIRIO

Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto UNIRIO.

Renata Lazone Cavalcanti, EEAP UNIRIO

Graduanda de enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto UNIRIO. Bolsista de extensão.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>