“I WENT TO THE NEAREST HEALTH CLINIC...”: FREE DEMAND OF THE EMERGENCY SERVICE OF AUNIVERSITY HOSPITAL

Marina Casarotto, Maria Denise Schimith, Maria de Lourdes Denardin Budó, Teresinha Heck Weiller, Bruna Sodré Simon

Resumo


OBJETIVO: compreender os motivos e necessidades que estimulam a população a buscar assistência básica de saúde em um Pronto Socorro de um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. MÉTODOS: pesquisa de campo, qualitativa, descritiva e exploratória. Coleta de dados por meio de 31 entrevistas semiestruturada, trabalhadas através da análise temática. RESULTADOS: a maioria dos entrevistados era mulheres e a faixa etária predominante entre 20 e 50 anos. Principais motivos foram: falta de resolutividade na atenção básica, seguido pela falta e demora no apoio diagnóstico; o horário de distribuição de senhas na atenção básica; demora da consulta em especialidades médicas e falta de médico na rede básica. CONCLUSÃO: profissionais da saúde, dentre eles a enfermagem, e gestores precisam se aliar à população no enfrentamento dessa problemática, discutindo e pactuando estratégias para atender às necessidades de saúde, buscando um atendimento que vise à universalidade, equidade e integralidade.


Palavras-chave


Enfermagem, Serviços médicos de emergência, Necessidades e demandas de serviços de saúde, Serviços de saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v4.1547 

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