POPULAR KNOWLEDGE IN CARE OF THE NEWBORN WITH FOCUS ON HEALTH PROMOTION
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3626-3635Palavras-chave:
cuidado da criança, medicina tradicional, promoção da saúde, enfermagem.Resumo
OBJETIVO: verificar a influência dos saberes populares no cuidado ao recém-nascido, com enfoque na promoção da saúde da criança. MÉTODO: Estudo qualitativo, realizado em maternidade pública, de Imperatriz-Maranhão, com 15 mães de recém-nascidos. Para a coleta de dados utilizaram-se formulário e entrevista semi-estruturada com análise temática de conteúdo. RESULTADOS: categorias Saberes utilizados na higienização do coto umbilical; Saberes utilizados na alimentação do recém-nascido; Saberes utilizados nas práticas de cuidado cotidiano do recém-nascido; Saberes utilizados diante das doenças do recém-nascido. Os saberes relatados e sua influência nos cuidados ao recém-nascido foram: orações e benzimentos, chás de ervas variadas, crendices relacionadas aos cuidados com o coto umbilical, soluços e alterações do sono. CONCLUSÃO: as mães não confiam plenamente no uso de práticas baseadas em saberes populares, dando, pois, crédito às orientações dadas pelos profissionais da saúde. DESCRITORES: Cuidado da criança; Medicina tradicional; Promoção da saúde; Enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.